Dúvidas mais frequentes (FAQs) | Bolsas

1- Como a FAPESP apoia a pesquisa científica e tecnológica?

2- Como posso candidatar-me a uma Bolsa de Iniciação Científica?

3- Como posso candidatar-me a uma Bolsa de Mestrado?

4- Como posso candidatar-me a uma Bolsa de Doutorado?

5- Como posso candidatar-me a uma Bolsa de Doutorado Direto?

6- Sou bolsista de Mestrado da FAPESP e fui aceito no programa de Doutorado. Neste caso é possível solicitar a conversão da Bolsa de Mestrado para a Bolsa de Doutorado Direto?

7- Como posso candidatar-me a uma Bolsa de Pós-Doutorado?

8- Verifiquei que um dos requisitos para solicitação de Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP é ter concluído o doutorado há, no máximo, sete anos. Caso tenha ultrapassado esse tempo ficarei impedido de apresentar a solicitação?

9- Tenho intenção de desenvolver uma atividade de pesquisa no exterior. A FAPESP oferece Bolsa no exterior? Como posso me candidatar?

10- Fiz a prova para ingresso no curso de pós-graduação, mas ainda não foi divulgada a relação de aprovados. Posso fazer o encaminhamento da solicitação de Bolsa antes de receber a resposta?

11- Fiz graduação em São Paulo e atualmente resido no exterior. Tenho interesse em realizar uma pós-graduação em instituição no país onde me encontro. Seria possível conseguir Bolsa da FAPESP?

12- Estou matriculado numa instituição localizada em outro Estado e desenvolvo um projeto de pesquisa. Posso solicitar Bolsa à FAPESP?

13- É necessário ter proficiência em outro idioma para obter Bolsa da FAPESP?

14- Estou dando aula numa faculdade, substituindo um professor. Posso me candidatar a uma Bolsa?

15- Pretendo me candidatar a uma Bolsa no País, mas estou trabalhando. Posso manter o emprego? Se tiver que pedir demissão, isto poderá ser feito após a aprovação da solicitação de Bolsa?

16- No momento estou no exterior. A solicitação de Bolsa pode ser feita por procuração? Em caso negativo, como devo proceder? 

17- Tenho Bolsa BEPE e minha Bolsa país está sendo reativada, o aditivo de reativação poderá ser assinado pelo meu procurador?

18- A FAPESP concede Bolsas para cursos de pós-graduação lato-sensu?

19- Sou bolsista do ProUni. Posso solicitar Bolsa de iniciação científica da FAPESP?

20- Posso solicitar Bolsa de iniciação científica com orientador de outra instituição?

21- Tive minha solicitação de Bolsa denegada e pretendo solicitar reconsideração. Há prazo máximo para esta solicitação? 

22- Tive minha solicitação de Bolsa denegada e pretendo solicitar reconsideração. Como proceder? É necessário encaminhar toda a documentação novamente?

23- Vou apresentar uma solicitação de Bolsa à FAPESP. Existe modelo disponível para o projeto de pesquisa? 

24- Tive uma Bolsa aprovada pela FAPESP e preciso apresentar comprovante de vigência de Bolsa de outra agência de fomento. Que tipo de documento posso apresentar?

25- Tive uma Bolsa no País aprovada pela FAPESP e preciso apresentar comprovante de demissão ou afastamento do meu vínculo empregatício atual. Que tipo de documento posso apresentar?

26- Tive uma Bolsa no País aprovada pela FAPESP e preciso abrir conta corrente para recebimento da mesma. Esta conta pode ser aberta em qualquer Banco?

27- Tive uma Bolsa no País aprovada pela FAPESP através do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) e preciso informar o número da conta corrente para recebimento da mesma, mas não encontro opção para isto no SAGe. Como proceder?

28- Meu endereço no SAGe está desatualizado, como faço para atualizá-lo?