Programa Mudanças Climáticas

Programa Mudanças Climáticas FAPESP promove série de eventos para discussões sobre a NDC Brasileira

Programa Mudanças Climáticas FAPESP promove série de eventos para discussões sobre a NDC Brasileira

Por Cristiane Bergamini

O Programa Mudanças Climáticas FAPESP promove, de maio a julho, o evento on-line COP 26: FAPESP Mudanças Climáticas discutindo a NDC brasileira, composto por uma série de webinários para um amplo debate sobre os aspectos da NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada) brasileira previstos no Acordo de Paris, e os ajustes propostos pelo governo recentemente na revisão de suas metas, além de exemplos de ações municipais e estaduais e suas visões sobre os esforços subnacionais para o atingimento das metas do país. Ao final de cada evento, será elaborado um material com as principais conclusões para divulgação à sociedade científica e público geral.

“O FAPESP Mudanças Climáticas está fazendo essas discussões sobre a NDC brasileira porque essa será a grande discussão sobre Mudanças Climáticas este ano, antes da reunião da COP26, em Glasgow, no final de novembro. Então, haverá muitas negociações ao longo deste ano e o Brasil precisa apresentar uma série de propostas que seja baseada em ciência. Para isso, precisamos discutir qual o consenso científico acerca do posicionamento crítico braileiro sobre cada um dos temas importantes para nós dentro do nosso compromisso com a NDC do Acordo e Paris, informa o Professor Paulo Artaxo, Coordenador do Programa Mudanças Climáticas FAPESP.

O primeiro encontro traz como tema “NDC Brasileira: metas nos setores estratégicos florestas, agricultura e energia” e tem o objetivo de explorar a transversalidade nas ações em relação a esses setores, debater sobre as questões que envolvem o desmatamento e suas emissões, a agricultura de baixo carbono, e as estratégias energéticas do país e seus impactos na NDC brasileira. Este webinário acontece dia 11 de maio de 2021 (terça feira), às 14h.

Já o segundo webinário “ NDC Brasileira: governança e aspectos econômicos e sociais”, que acontece em 1 de junho (terça-feira) , propõe uma uma análise sobre os co-beneficios das ações para cumprimento das metas, aspectos e barreiras legais para a sua implementação.

O terceiro e último evento “Ações subnacionais na implementação da NDC Brasileira” acontece no dia 6 de julho (terça-feira) e traz como questões norteadoras para o seu debate uma análise sobre o Plano Estadual de Mudanças Climáticas e suas ações relacionadas aos compromissos nacionais, e como estão as experiências subnacionais para o enfrentamento às mudanças climáticas e sustentabilidade.

“Esses três webinários vão esclarecer questões muito importantes. Temos um conjunto de moderadores e palestrantes formado por pessoas muito ilustres e ativas na área e gostaríamos de convidar toda a sociedade brasileira e pesquisadores para participar e se juntar nesse esforço de discussão dos compromissos brasileiros no Acordo de Paris”, encerra o Professor.

A iniciativa faz parte da implementação do Plano Científico do Programa Mudanças Climáticas 2020-2030 , uma agenda científica que apresenta diretrizes para pesquisas em temas prioritários da Ciência em mudanças climáticas para os próximos 10 anos. Para conhecer o Plano Científico clique aqui!

Os eventos acontecem das 14h às 16h e serão transmitidos pelo Canal da Agência FAPESP, no YouTube.

Confira a programação, convidados de cada evento e inscrições aqui!

11 de maio: NDC Brasileira: metas nos setores estratégicos florestas, agricultura e energia

1 de junho: NDC Brasileira: governança e aspectos econômicos e sociais

6 de julho: Ações subnacionais na implementação da NDC Brasileira