Chamadas de Propostas

Trans-Atlantic Platform (T-AP) Recovery, Renewal and Resilience in a Post-Pandemic World (RRR) - Call for Proposals 2021


ATENÇÃO: Caso seja líder da proposta colaborativa (“Lead PI”) , um pesquisador elegível do estado de São Paulo deve submeter duas (2) propostas no sistema SAGe:

  • Uma proposta como Pesquisador Responsável na FAPESP (SAGe em Português), conforme o item 4.4.a, abaixo; e

  • Uma proposta como "Lead PI" da proposta colaborativa, conforme o item 4.4.b, abaixo (SAGe em Inglês).


Orientações aos proponentes do estado de São Paulo

A Chamada de Propostas internacional completa está publicada em https://transatlanticplatform.com/t-ap-recovery-renewal-and-resilience-in-a-post-pandemic-world-rrr/


Sumário

Data limite para submissões:

12 de julho de 2021

Data limite para consulta de elegibilidade e submissão do formulário de intenções (ItS):

14 de junho de 2021

Modalidade de apoio:

Apoio à Pesquisa Regular

Duração máxima do projeto:

36 meses

Submissão:

Via SAGe pelo líder do projeto multinacional e pelo pesquisador responsável em São Paulo em procedimentos específicos

Elegibilidade:

Conforme as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa Regular

Prazo para divulgação dos resultados:

Março de 2022

Link do Portal T-AP:

https://transatlanticplatform.com/

Contato na FAPESP:

chamada-tap@fapesp.br

Contatos na T-AP:

FAPESP (chamada-tap@fapesp.br), ESRC (tapcoordination@esrc.ukri.org), SSHRC (tap@sshrc-crsh.gc.ca)


1. Introdução

1.1 A Plataforma Transatlântica (T-AP) é uma colaboração entre os principais órgãos financiadores de ciências humanas e sociais na Europa e nas Américas. A T-AP visa melhorar a colaboração de pesquisa transnacional e identificou uma série de desafios comuns e áreas estratégicas prioritárias onde essa colaboração trará valor agregado.

1.2 Esta chamada é apoiada por agências financiadoras de pesquisa de doze países.

2. Áreas do conhecimento

2.1 A Chamada FAPESP/TAP RRR receberá propostas nas áreas temáticas indicadas na Chamada de Propostas Completa, item 3.

3. Modalidade

3.1 Na FAPESP, as propostas submetidas nesta chamada deverão seguir as normas e orientações, incluindo aquelas relacionadas à elegibilidade da modalidade Auxílio à Pesquisa Regular (https://fapesp.br/apr) e as excepcionalidades descritas no item 4.3 abaixo.

4. Orientações aos interessados em submeter propostas

4.1 Consulta de elegibilidade

a) Pesquisadores do estado de São Paulo interessados em submeter propostas nesta Chamada, devem, obrigatoriamente, consultar a FAPESP a respeito da sua elegibilidade, antes de iniciar a elaboração do projeto conjunto.

b) Após a consulta a FAPESP irá responder aos proponentes, emitindo uma Carta de Elegibilidade (válida apenas para Pesquisadores Responsáveis no estado de São Paulo, e somente para esta Chamada). Os proponentes considerados elegíveis deverão anexar a referida Carta de Elegibilidade quando da submissão da proposta completa no SAGe.

c) Apenas pesquisadores considerados elegíveis poderão submeter propostas a esta Chamada.

d) Atenção: Consultas de elegibilidade serão respondidas em até 20 dias. Nenhuma consulta enviada após o dia 14 de junho será atendida.

e) As consultas de elegibilidade devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail: chamada-tap@fapesp.br, contendo as seguintes informações:

(i) Súmula Curricular do Pesquisador do estado de São Paulo em inglês (conforme descrito em https://fapesp.br/6351);

(ii) Nome dos Pesquisadores Parceiros e suas respectivas Instituições de vínculo;

(iii) Título, resumo e duração da proposta a ser submetida;

(iv) Orçamento total previsto a ser solicitado para FAPESP, incluindo a indicação da intenção, ou não, de solicitar bolsa de pós-doutorado;

(v) Tempo estimado de dedicação ao projeto pelo Pesquisador do estado de São Paulo (horas semanais). Para esta modalidade, a FAPESP estipula um mínimo de 12 horas semanais de dedicação ao projeto.

4.2 Instruções sobre a preparação das propostas de pesquisa

a) Além das diretrizes dispostas nesta Chamada, os pesquisadores do estado de São Paulo deverão seguir as normas e orientações desta Fundação para a submissão de propostas na modalidade Auxílio à Pesquisa Regular.

b) Para financiamento nessa Chamada, cada proposta deverá envolver pelo menos três pesquisadores elegíveis, sendo pelo menos um do estado de São Paulo e dois de outros países participantes da Chamada, indicados da Chamada de Propostas Completa.

c) O projeto de pesquisa, que é parte integrante da proposta, deverá ser concebido e escrito em conjunto pelos proponentes do estado de São Paulo e pelos pesquisadores participantes da proposta.

d) O Pesquisador Líder de uma proposta (LPI - “Lead Principal Investigator”) deve encaminhar até 14/06/2021 o formulário de intenção de participação (ItS - “Intention to Submit”) do grupo que representa, disponível em https://fapesp.br/calls/tap-its.

e) A data limite para submissão de propostas é 12 de julho de 2021, via Sistema SAGe.

4.3 Exceções à norma FAPESP

a) Em adição às normas da FAPESP, excepcionalmente para esta Chamada de Propostas:

(i) A duração do Auxílio Pesquisa Regular poderá ser de até 36 meses.

(ii) Será permitida a inclusão de uma bolsa de pós-doutorado.

(iii) O orçamento total solicitado à FAPESP em Auxílios Regulares, será proporcional ao máximo de R$ 150.000,00 anuais, incluindo eventual bolsa de pós-doutorado e os itens de Reserva Técnica (parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto e para Infraestrutura Institucional), Benefícios Complementares, Previsão de Importação e demais itens orçamentários (https://fapesp.br/apr#4776).

(iv) O projeto de pesquisa a ser desenvolvido conjuntamente deverá ser elaborado seguindo as normas que constam no texto da Chamada de Propostas Completa.

4.4 Submissão

a) As propostas deverão ser submetidas pelo Pesquisador Responsável no estado de São Paulo à FAPESP via sistema SAGe. O caminho específico para esta Chamada é: Nova Proposta Inicial > + Outras Linhas de Fomento > + Acordos de Cooperação > + T-AP - Trans-Atlantic Platform > + T-AP - Projeto de Pesquisa - Regular - RRR - Chamada de Propostas (2021);

b) O Pesquisador Líder (LPI) de uma proposta colaborativa deverá submeter o projeto internacional através da versão em inglês do sistema SAGe, conforme procedimento descrito no item 10 da Chamada de Propostas Completa;

- OBSERVAÇÃO: Os documentos solicitados especificamente pela FAPESP ao Pesquisador no estado de São Paulo não devem ser incluídos novamente nesta submissão pelo LPI.

c) Cada pesquisador do estado de São Paulo poderá submeter apenas uma proposta de pesquisa no âmbito dessa Chamada;

d) Somente propostas submetidas via SAGe serão aceitas nesta chamada. Propostas apresentadas por quaisquer outros meios não serão aceitas;

e) Todos os documentos obrigatórios solicitados pelo SAGe devem ser enviados no momento da submissão da proposta;

f) Nenhuma proposta será aceita após a data limite para a submissão, nem qualquer adendo ou explicação, a não ser aqueles explicita e formalmente solicitados pela FAPESP ou pelas agências financiadoras desta Chamada;

g) As propostas que não estejam em conformidade com os termos das presentes orientações não serão qualificadas para análise.

5. Cronograma

Lançamento da Chamada

12 de abril de 2021

Data limite para consulta de elegibilidade na FAPESP e envio do formulário de intenção

14 de junho de 2021

Data limite para submissão das propostas

12 de julho de 2021

Anúncio dos resultados

a partir de dezembro de 2021

Início dos Projetos aprovados

março de 2022

6. Mais informações

Todas as questões relacionadas à presente Chamada de propostas devem ser enviadas para:

FAPESP: Carolina Oliveira Martins Costa. E-mail: chamada-tap@fapesp.br

T-AP: Secretariado da Chamada. E-mails: FAPESP (t-ap@fapesp.br), ESRC (tapcoordination@esrc.ukri.org ) e SSHRC (tap@sshrc-crsh.gc.ca)