Notícias

FAPESP lança chamada com fundação da República Tcheca English version

FAPESP lança chamada com fundação da República Tcheca Projetos bilaterais podem ser apresentados até 4 de maio, em todas as áreas do conhecimento (foto: Léo Ramos Chaves / Revista Pesquisa FAPESP)

Pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo podem participar da chamada conjunta da FAPESP com a Czech Science Foundation (GACR), da República Tcheca. É a segunda chamada lançada no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições.

Propostas de projetos bilaterais podem ser submetidas em todos os domínios científicos, desde que no âmbito da pesquisa científica básica. Os pesquisadores têm até o dia 4 de maio de 2020 para submeter propostas de projetos.

Cada proposta deverá ter um pesquisador responsável no Estado de São Paulo e um da República Tcheca. Na FAPESP, os projetos tramitarão segundos as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular, devendo ser consideradas as condições e excepcionalidades descritas na chamada.

A GACR disponibilizará um orçamento próprio para a chamada e a FAPESP compromete-se a equiparar este financiamento até o limite de R$ 100 mil por projeto, por ano, para projetos de até 36 meses.

Espera-se que as propostas sejam balanceadas entre as duas equipes, não especificamente em termos monetários, mas com comprometimento com a pesquisa e esforços equivalentes de ambos os lados. Os projetos devem ser conduzidos tanto na República Tcheca como no Estado de São Paulo.

A chamada de propostas está disponível em www.fapesp.br/14010.


Página atualizada em 18/02/2021 - Publicada em 03/03/2020