Notícias

Pesquisas internacionais em prevenção ao câncer serão apoiadas English version

Pesquisas internacionais em prevenção ao câncer serão apoiadas FAPESP apoia participação de pesquisadores de São Paulo em chamada da GACD. Evento para tirar dúvidas será realizado em 17/02 (foto: National Cancer Institute)

Pesquisadores do Estado de São Paulo podem participar de uma nova chamada de propostas da Global Alliance for Chronic Diseases (GACD), que tem apoio da FAPESP. Serão selecionados e financiados projetos de pesquisas em Prevenção Primária e Secundária para Câncer.

Pesquisadores interessados em participar da chamada devem consultar a FAPESP a respeito de sua elegibilidade antes de iniciar a elaboração do projeto. As consultas serão recebidas até 30 de junho de 2020.

No dia 17 de fevereiro, a FAPESP sediou evento para pesquisadores interessados em tirarem dúvidas a respeito da oportunidade. Mais informações: www.fapesp.br/13886.

Na FAPESP, as propostas submetidas nesta chamada deverão seguir as normas e orientações, incluindo aquelas relacionadas à elegibilidade, da modalidade: Auxílio à Pesquisa – Programa de Pesquisa em Políticas Públicas

As propostas devem propor intervenções (baseadas em evidências) para prevenção primária e secundária de câncer dirigidas a populações em condições de vulnerabilidade – principalmente em países de baixa e média renda – e com especial sensibilidade à questão de gênero.

O objetivo norteador da proposta deverá ser o de ampliar a implementação dessas intervenções de forma acessível e equitativa, a fim de melhorar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer em situações da vida real.

A oportunidade está aberta a pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa no Estado de São Paulo. As submissões deverão seguir as normas e orientações do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da FAPESP.

As diretrizes para participação de pesquisadores do Estado de São Paulo encontram se em www.fapesp.br/13670. O anúncio internacional da oportunidade está disponível em www.gacd.org/funding/calls-for-proposals/gacd-cancer-call.

GACD

É a terceira vez que a FAPESP participa de uma chamada da GACD. Com sede em Londres, a associação reúne agências financiadoras de pesquisas em doenças crônicas não transmissíveis em diversos países. A aliança coordena e apoia atividades de pesquisa que enfoquem a prevenção e o tratamento de doenças crônicas não transmissíveis em escala global – que respondem por cerca de 60% das mortes em todo o mundo, segundo a organização – especialmente em países de baixa ou média renda e com populações mais vulneráveis.

Entre os membros da aliança estão a FAPESP, o National Health and Medical Research Council da Australia, os Institutes of Health Research do Canadá, a Academia de Ciências Médicas da China, o Medical Research Council do Reino Unido, a Agência para Pesquisa Médica do Japão, a Direção Geral de Pesqusa e Inovação da Comissão Europeia e os National Institutes of Health (NIH) dos Estados Unidos.


Página atualizada em 14/04/2020 - Publicada em 07/02/2020