Chamadas de Propostas

Chamada conjunta FAPESP-NERC: Global Partnerships Seedcorn Fund – 2020 English version

Orientações aos pesquisadores do Estado de São Paulo


Sumário

Lançamento da chamada:

3 de fevereiro de 2020

Prazo para recebimento de propostas completas:

31 de março de 2020

Anúncios dos resultados:

31 de julho de 2020

Modalidade de Fomento:

Auxílio à Pesquisa – Regular

Duração máxima dos projetos:

24 meses

Recursos por projeto:

Máximo de R$ 160.000,00 (£30,000) por dois anos

Submissão:

Pesquisador de São Paulo faz a submissão à FAPESP (SAGe) e pesquisador do Reino Unido ao NERC (Je-S)

Elegibilidade:

Pesquisadores vinculados a instituições no Estado de São Paulo com auxílios FAPESP vigentes, conforme descrito abaixo.

Contato na FAPESP:

Carolina Costa – chamada-nerc@fapesp.br


1. Introdução

A FAPESP e o UK Research and Innovation (do qual faz parte o Natural Environment Research Council - NERC) assinaram, em setembro de 2009, um Memorando de Entendimentos visando estimular a colaboração científica entre pesquisadores do Reino Unido e do Estado de São Paulo.

No âmbito desse Memorando de Entendimentos, a FAPESP e o NERC financiam propostas de pesquisa através do Acordo de Fluxo Contínuo e através de chamadas de propostas. No acordo em fluxo contínuo, pesquisadores do Reino Unido e do Brasil podem submeter propostas nas modalidades Auxílio à Pesquisa Regular, Temático ou Jovem Pesquisador em qualquer momento do ano (https://fapesp.br/10273).

A Chamada conjunta FAPESP-NERC: Global Partnerships Seedcorn Fund busca, através de mecanismos de colaboração de curto prazo, desenvolver novas parcerias entre grupos de pesquisa do Estado de São Paulo e do Reino Unido em ciências ambientais. Neste caso, o financiamento deve ser direcionado a atividades de mobilidade e intercâmbio, como diárias de viagens e workshops, e estudos exploratórios (insumos, serviços de terceiros e pequenos equipamentos). Espera-se que as propostas selecionadas levem à preparação de projetos de pesquisa conjuntos que serão submetidos posteriormente à FAPESP e ao NERC na Parceria Geral em Fluxo Contínuo ou em outras oportunidades de financiamento.

Esta oportunidade é aberta aos pesquisadores interessados, vinculados a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa do Estado de São Paulo, que deverão seguir as orientações do NERC (disponíveis em: link) e também as orientações descritas a seguir.

2. Áreas do conhecimento cobertas nesta Chamada

A Chamada FAPESP-NERC: Global Partnerships Seedcorn Fund receberá propostas nas áreas de atuação do NERC, incluindo ciências terrestres, marinhas, biologia de água doce, arqueologia, ciências polares e atmosféricas, e observação da Terra.

Mais informações sobre as áreas cobertas aqui: https://nerc.ukri.org/funding/application/howtoapply/topics/

A FAPESP encoraja propostas de pesquisas que possam ser integradas aos seguintes Programas de pesquisa FAPESP: Bioenergia (BIOEN), Biodiversidade (BIOTA), eScience e Data Science (E SCIENCE) e Mudanças Climáticas (PFPMCG).

3. Modalidade de Apoio

Na FAPESP, as propostas tramitarão segundo as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa Regular (www.fapesp.br/apr), com as modificações e excepcionalidades descritas nesta Chamada (especialmente item 5.2).

4. Elegibilidade para submissão de Propostas

4.1 Pesquisadores elegíveis

São considerados elegíveis pela FAPESP para submeter proposta nesta Chamada somente os proponentes do Estado de São Paulo que sejam Pesquisadores Responsáveis ou Pesquisadores Principais de auxílios vigentes na FAPESP nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular; Projeto Temático; Jovens Pesquisadores (JP); Programa Ensino Público; Programa de Pesquisa em Políticas Públicas; Centros de Pesquisa em Engenharia (CPEs); Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) ou Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID).

5. Procedimentos para preparação e submissão de propostas

5.1 Instruções sobre a preparação das propostas de pesquisa

a. Cada proposta deverá ter um Pesquisador Responsável no Estado de São Paulo e um do Reino Unido;

b. O projeto de pesquisa, que é parte integrante da proposta, deverá ser concebido e escrito em conjunto pelos proponentes do Estado de São Paulo e do Reino Unido;

c. O projeto de pesquisa deve ser escrito em língua inglesa;

d. Além das diretrizes dispostas na Chamada conjunta FAPESP-NERC: Global Partnerships Seedcorn Fund, as propostas em parceria com pesquisadores do Estado de São Paulo deverão conter todos os documentos obrigatórios para análise listados na plataforma SAGe.

5.2 Exceções à norma FAPESP para Auxílio à Pesquisa – Regular (APR)

Em adição às normas da FAPESP para Auxílio à Pesquisa – Regular (apr) e, excepcionalmente para esta Chamada de Propostas, aplicam-se as normas a seguir:

a. O orçamento total solicitado até o valor máximo de R$ 160.000,00 (£30,000), à FAPESP pode incluir:

a.1. Custos de passagens aéreas, diárias e seguro de viagem para atividades de intercâmbio

a.2. Recursos para custeio do projeto de pesquisa

a.3. Workshops a serem realizados no Estado de São Paulo,

a.4. Não são itens elegíveis nesta proposta custos de Reserva Técnica, Benefícios Complementares ou Bolsas.

5.3 Submissão

a. Os proponentes deverão seguir o cronograma desta Chamada de Propostas.

b. O pesquisador do Reino Unido deverá fazer a submissão de uma notificação de intenção ao NERC até o dia 12 de março de 2020;

c. A data limite para submissão das propostas completas é 31 de março de 2020.

d. Cada proposta deverá ser submetida, até a data final de submissão, pelo pesquisador de São Paulo à FAPESP, pelo SAGe, e pelo pesquisador britânico ao NERC pelo Je-S. Note que o pesquisador britânico precisa de um cadastro ativo no SAGe para confirmar participação na chamada. O cadastro ativo no SAGe exige anexação de documento com foto e preenchimento de todos os campos marcados como obrigatórios (*);

e. Propostas apresentadas por quaisquer outros meios não serão aceitas.

f. Nenhuma proposta será aceita após a data limite para a submissão, nem qualquer adendo ou explicação a não ser aqueles explicita e formalmente solicitados pela FAPESP ou pelo NERC;

g. As propostas que não estejam em conformidade com os termos das presentes orientações não serão qualificadas para análise.

h. Não é permitida a submissão simultânea da mesma proposta de pesquisa a diferentes oportunidades de financiamento da FAPESP e NERC.

i. Somente é permitida a submissão de uma proposta de pesquisa para cada Pesquisador Responsável.

6. Resultados

O resultado desta Chamada de Propostas será anunciado aos proponentes no dia 31 de julho de 2020.

7. Propriedade Intelectual

Em caso de aprovação, um Termo de Compromisso (“Letter of Agreement”) deverá ser firmado entre a Instituição de vínculo do pesquisador no Reino Unido e a Instituição de vínculo do Pesquisador do Estado de São Paulo, no qual se especificará como os direitos de propriedade intelectual, de confidencialidade e de publicações serão tratados em conjunto, respeitando as políticas de propriedade intelectual de cada agência financiadora e instituições sede. Espera-se que os custos relativos à gestão de propriedade intelectual sejam acordados entre as instituições de pesquisa antes do início da mesma. A apresentação deste documento (“Letter of Agreement”) é obrigatória e deverá ocorrer antes da assinatura do Termo de Outorga.

8. Mais informações

a. FAPESP: Todas as questões relacionadas à presente Chamada de propostas devem ser enviadas, pelos pesquisadores do Estado de São Paulo, à FAPESP para Carolina Costa, e-mail: chamada-nerc@fapesp.br

b. NERC: As perguntas e pedidos de esclarecimento devem ser submetidos pelo pesquisador responsável do Reino Unido ao NERC para Claire Simmons, Programme Manager, e-mail: gpsf@nerc.ukri.org


Página atualizada em 03/02/2020 - Publicada em 10/01/2020