Notícias

FAPESP lança nova chamada com UK Academies English version

FAPESP lança nova chamada com UK Academies Serão selecionadas propostas de mobilidade e de colaboração em pesquisa entre o Estado de São Paulo e o Reino Unido (foto: Pixabay)

A FAPESP anuncia uma nova oportunidade com o objetivo de estimular a colaboração científica entre pesquisadores do Estado de São Paulo e do Reino Unido.

A chamada de propostas é lançada em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e outras 17 fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs), no Brasil, e, no Reino Unido, com o Fundo Newton, a Academy of Medical Sciences, a British Academy, a Royal Academy of Engineering e a Royal Society.

A oportunidade é aberta a pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou pesquisa do Estado de São Paulo e do Reino Unido, em todas as áreas do conhecimento.

São três categorias para submissão de propostas: Researcher Mobility, Research Fellowships ou Jovem Pesquisador.

Em Researcher Mobility, o objetivo principal é viabilizar a colaboração entre pesquisadores no desenvolvimento de projetos de pesquisa em andamento, ou a ponto de serem iniciados, na instituição anfitriã do Estado de São Paulo. A submissão é realizada pelo pesquisador anfitrião em São Paulo. Itens financiáveis são passagem aérea, seguro de saúde e manutenção para o pesquisador visitante. Na FAPESP, a modalidade de apoio será o Auxílio à Pesquisa – Pesquisador Visitante.

A categoria Research Fellowship, o pesquisador visitante do Reino Unido atuará em projeto em andamento financiado pela FAPESP nas modalidades elegíveis: Auxilio à Pesquisa - Projeto Temático, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), Centros de Pesquisa de Engenharia (CPEs), Pesquisa em Políticas Públicas ou Jovem Pesquisador. O objetivo principal é viabilizar a colaboração entre pesquisadores no desenvolvimento de projetos de pesquisa em andamento nas modalidades elegíveis.

A submissão é realizada pelo pesquisador anfitrião do Estado de São Paulo. Além dos custos de viagem (passagem aérea, seguro de saúde e manutenção para o pesquisador visitante), o auxílio poderá ter uma cota de bolsa de Iniciação Científica e custos complementares para o projeto de pesquisa em andamento de até R$ 25 mil para cada semestre de estadia do Pesquisador Visitante. Estes custos complementares poderão cobrir insumos, serviços de terceiros e custos de viagem e serão concedidos como aditivo do processo em andamento. Na FAPESP, a modalidade de apoio também será o Auxílio à Pesquisa – Pesquisador Visitante.

Na terceira categoria, Jovem Pesquisador, poderão se inscrever propostas lideradas por pesquisador ainda em fase de afirmação profissional. Deverão ter projetos cientificamente sólidos dos quais se possa esperar a criação de novos núcleos de pesquisadores em instituições que ainda não têm tradição em pesquisa ou a criação de novas linhas de pesquisa em instituições que já têm tradição consolidada de pesquisa. Na FAPESP, a modalidade de apoio será o Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador.

A apresentação das propostas na FAPESP deverá ser feita exclusivamente por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) pelo pesquisador responsável.

Os proponentes deverão seguir o cronograma da “Chamada CONFAP - CNPq – The UK Academies 2019 Fellowships, Research Mobility, and Young Investigator Awards for UK researchers in Brazil”. A data limite para submissão de propostas é 29 de maio de 2020.

A chamada de proposta está publicada em: www.fapesp.br/13866.

As orientações para pesquisadores no Estado de São Paulo estão em: www.fapesp.br/13846 (português) e www.fapesp.br/13867 (inglês).


Página atualizada em 06/04/2020 - Publicada em 16/12/2019