Chamadas de Propostas

Chamada conjunta FAPESP-CONFAP-CNPq-UK Academies 2019 - Fellowships, Research Mobility, and Young Investigator Grants for UK researchers in Brazil English version

Aviso importante (27 de maio de 2020):
Alinhado ao comunicado oficial da FAPESP “Aviso DC n. 01/2020 - Carta à comunidade sobre medidas emergenciais/ COVID-19” disponível em www.fapesp.br/14256, e tendo em vista a imprevisibilidade das medidas de isolamento e restrições de viagens em vigor, a FAPESP fará o cancelamento dos auxílios em análise que envolvam como itens essenciais o apoio à realização de viagens. Dessa forma, a solicitação de propostas para as modalidades Researcher Mobility e Research Fellowships desta chamada de propostas estão canceladas ou serão devolvidas. Propostas para a Modalidade de Apoio Auxílio à Pesquisa - Jovem Pesquisador seguem abertas para submissão.

Quando a situação for normalizada, as propostas poderão ser (re)submetidas à FAPESP no fluxo regular “Auxílio Pesquisador Visitante”. A FAPESP conta com a compreensão da comunidade de pesquisa em relação à obrigatoriedade da aplicação dessas medidas.


Orientações aos proponentes para o Estado de São Paulo


Sumário
Data de lançamento da chamada: 13 de dezembro de 2019
Prazo para recebimento de propostas: 29 de maio de 2020
Data de anúncio dos resultados: 19 de outubro de 2020
Linha de Fomento: Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador (JP) ou Pesquisador Visitante (PV)
Duração máxima dos projetos: 60 meses (JP) ou 12 meses (PV)
Submissão: Sistema SAGe
Elegibilidade: Pesquisadores vinculados a instituições do Estado de São Paulo e do Reino Unido
Contato na FAPESP: Carolina Costa - chamada-ukacademies@fapesp.br


1 Introdução

A FAPESP, através de articulação do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), o Fundo Newton e as Academias do Reino Unido: Academy of Medical Sciences, the British Academy, the Royal Academy of Engineering e a Royal Society assinaram, em setembro de 2014, um Memorando de Entendimentos visando estimular a colaboração científica entre pesquisadores do Reino Unido e do Estado de São Paulo.

O Fundo Newton é uma iniciativa no governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e tecnologia. Os investimentos terão contrapartida dos parceiros nesses países, sendo a FAPESP uma das parceiras do Fundo Newton no Brasil.

No âmbito desse Memorando de Entendimentos, a FAPESP e os demais parceiros de outros estados brasileiros cobrem os custos relacionados à vinda de pesquisadores vinculados a instituições do Reino Unido, ao Estado de São Paulo e demais regiões do Brasil das respectivas agências envolvidas. As Academias britânicas, por sua vez, lançam chamadas de propostas para a seleção de brasileiros para ida ao Reino Unido. Desde 2014 chamadas anuais vêm selecionando pesquisadores interessados em trabalhar em cooperação com instituições do Estado de São Paulo e do Reino Unido (chamadas anteriores divulgadas em www.fapesp.br/9551).

Esta oportunidade é aberta aos pesquisadores interessados, vinculados a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa do Estado de São Paulo e/ou do Reino Unido, que deverão seguir as orientações da chamada de propostas (disponível em: www.fapesp.br/13867) e também as orientações descritas a seguir.

2 Áreas do conhecimento cobertas nesta Chamada

A Chamada receberá propostas em todas as áreas do conhecimento.

3 Modalidade de Apoio

São três categorias para submissão nessa chamada de propostas: Researcher Mobility, Research Fellowships ou Jovem Pesquisador:

a. Researcher Mobility

Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa – Pesquisador Visitante

O objetivo principal é viabilizar a colaboração entre pesquisadores no desenvolvimento de projetos de pesquisa em andamento, ou a ponto de serem iniciados, na instituição anfitriã do Estado de São Paulo.

A submissão é realizada pelo pesquisador anfitrião do Estado de São Paulo. Itens financiáveis são passagem aérea, seguro de saúde e manutenção para o Pesquisador Visitante.

b. Research Fellowship

Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa – Pesquisador Visitante

Pesquisador visitante do Reino Unido atuará em projeto em andamento financiado pela FAPESP nas modalidades elegíveis: Auxilio à Pesquisa - Projeto Temático, Centros Emergentes e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), Centros de Pesquisa de Engenharia, Pesquisa em Políticas Públicas ou Jovem Pesquisador. O objetivo principal é viabilizar a colaboração entre pesquisadores no desenvolvimento de projetos de pesquisa em andamento nas modalidades elegíveis.

A submissão é realizada pelo pesquisador anfitrião do Estado de São Paulo. Além dos custos de viagem (passagem aérea, seguro de saúde e manutenção para o Pesquisador Visitante), o auxílio poderá ter uma cota de bolsa de Iniciação Científica e custos complementares para o projeto de pesquisa em andamento de até R$ 25.000,00 para cada semestre de estadia do Pesquisador Visitante. Estes custos complementares poderão cobrir insumos, serviços de terceiros e custos de viagem e serão concedidos como aditivo do processo em andamento.

c. Jovem Pesquisador

Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador

A finalidade do Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes (JP-FAPESP) é possibilitar a criação adequada de oportunidade de trabalho para jovem pesquisador ou grupo de jovens pesquisadores de grande potencial, de preferência em centros emergentes de pesquisa.

Poderão também se inscrever no programa candidatos que se propõem a criar novas linhas de pesquisa em instituição com tradição consolidada de pesquisa. Com este programa a FAPESP espera fortalecer o sistema estadual de pesquisa favorecendo a nucleação de novos grupos de pesquisa que atuem em temas modernos e com inserção internacional, temas estes ainda não cobertos por pesquisadores no Estado de São Paulo. A submissão é realizada pelo pesquisador vinculado a instituição de pesquisa no Reino Unido.

As propostas selecionadas pelo programa, lideradas por pesquisador ainda em fase de afirmação profissional, deverão ter projetos cientificamente sólidos dos quais se possa esperar a criação de novos núcleos de pesquisadores em instituições que ainda não têm tradição em pesquisa ou a criação de novas linhas de pesquisa em instituições que já têm tradição consolidada de pesquisa.

3.1 Pesquisadores elegíveis

a. Researcher Mobility

Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa – Pesquisador Visitante

A submissão é realizada pelo pesquisador anfitrião do Estado de São Paulo. São considerados elegíveis pela FAPESP para submeter propostas nesta Chamada proponentes com vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo. Não há obrigatoriedade de ter auxílio vigente na FAPESP.

Mais informações em www.fapesp.br/147

b. Research Fellowship

Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa – Pesquisador Visitante

A submissão é realizada pelo pesquisador anfitrião do Estado de São Paulo. São considerados elegíveis pela FAPESP para submeter propostas nesta Chamada somente os proponentes do Estado de São Paulo que sejam Pesquisadores Responsáveis ou Pesquisadores Principais por auxílios vigentes na FAPESP nas modalidades Auxilio à Pesquisa - Projeto Temático, Centros Emergentes e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), Centros de Pesquisa de Engenharia, Pesquisa em Políticas Públicas ou Jovem Pesquisador (JP).

Mais informações em www.fapesp.br/147

c. Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador

Modalidade de apoio: Jovem Pesquisador

São considerados elegíveis pela FAPESP para submeter propostas nesta Chamada proponentes com vínculo em instituições de ensino e pesquisa do Reino Unido, com título de Doutor ou equivalente e expressiva produção científica ou tecnológica. Tipicamente com 2 a 5 anos de experiência em grupo de pesquisa no Reino Unido.

Mais informações em www.fapesp.br/jp

4 Procedimentos para preparação e submissão de propostas

4.1 Instruções sobre a preparação das propostas de pesquisa

a. Researcher Mobility:

a.1. Cada proposta deverá ter um Pesquisador Responsável no Estado de São Paulo e um do Reino Unido, sendo que ambos devem ter cadastro completo no SAGe;

a.2. O projeto de pesquisa, que é parte integrante da proposta, deverá ser concebido e escrito em conjunto pelos proponentes do Estado de São Paulo e do Reino Unido;

a.3. O projeto de pesquisa deve ser escrito em língua inglesa;

a.4. As propostas devem ter início de vigência programado a partir de janeiro 2021 a janeiro 2022.

b. Researcher Fellowship:

b.1. Cada proposta deverá ter um Pesquisador Responsável no Estado de São Paulo e um do Reino Unido, sendo que ambos devem ter cadastro completo no SAGe;

b.2. O projeto de pesquisa, que é parte integrante da proposta, deverá ser concebido e escrito em conjunto pelos proponentes do Estado de São Paulo e do Reino Unido;

b.3. O projeto de pesquisa deve ser escrito em língua inglesa;

b.4. Proponentes interessados em concorrer na categoria Researcher Fellowship devem inserir uma observação no campo “Observações” da proposta no SAGe, bem como indicar o número do processo vinculado no SAGe, que atendam aos critérios de elegibilidade listados no item 3.1.a.

b.5. As propostas devem ter início de vigência programado a partir de janeiro 2021 a janeiro 2022.

c. Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador

c.1. Os documentos necessários para apresentação da proposta estão discriminados neste link: www.fapesp.br/jp/#4508.

4.2 Submissão

a. A apresentação das propostas será feita exclusivamente através do SAGe pelo pesquisador responsável. Propostas apresentadas por quaisquer outros meios não serão aceitas;

b. Para submissões na modalidade Auxílio à Pesquisa – Pesquisador Visitante, tanto o pesquisador do Estado de São Paulo quanto o Pesquisador Visitante do Reino Unido devem ter registro no SAGe e confirmar participação da proposta antes de finalizar a submissão. O registro ativo no SAGe exige anexação de documento com foto e preenchimento de todos os campos marcados como obrigatórios (*);

c. Os proponentes deverão seguir o cronograma da “Chamada CONFAP - CNPq – THE UK ACADEMIES 2019 Fellowships, Research Mobility, and Young Investigator Awards for UK researchers in Brazil”;

d. A data limite para submissão de propostas é 29 de maio;

e. Nenhuma proposta será aceita após a data limite para a submissão, nem qualquer adendo ou explicação a não ser aqueles explicitamente e formalmente solicitados pela FAPESP;

f. As propostas que não estejam em conformidade com os termos das presentes orientações não serão qualificadas para análise.

5 Calendário

Chamada publicada nos sites da FAPESP e do

13 de dezembro de 2019

Data limite para recebimento de propostas:

29 de maio de 2020

Data prevista para divulgação dos resultados:

19 de outubro de 2020

6 Mais informações

a. FAPESP: Todas as questões relacionadas à presente Chamada de propostas devem ser enviadas, pelos pesquisadores do Estado de São Paulo, à FAPESP para Carolina Costa, e-mail: chamada-ukacademies@fapesp.br.