Notícias

Pesquisas colaborativas entre Brasil e Itália serão selecionadas English version

Pesquisas colaborativas entre Brasil e Itália serão selecionadas A FAPESP, junto com o CONFAP, e Ministério das Relações Exteriores e de Cooperação Internacional italiano recebem propostas de projetos conjuntos em oito áreas do conhecimento (foto: Eduardo Cesar / Pesquisa FAPESP)

A FAPESP, por meio de articulação do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), e o Ministério das Relações Exteriores e de Cooperação Internacional da Itália (MAECI) estão com Chamada de Propostas aberta, com inscrições até 6 de fevereiro de 2020.

No âmbito da FAPESP, a oportunidade é direcionada aos pesquisadores interessados, vinculados a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa do Estado de São Paulo. As propostas deverão tramitar segundo as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa Regular.

A Chamada FAPESP-MAECI receberá propostas nas seguintes áreas do conhecimento:

1. Inteligência Artificial

2. Ciências Básicas (Química, Física e Matemática)

3. Doenças contagiosas

4. Produção distribuída de fontes de energias renováveis

5. Nutrição e doenças metabólicas

6. Agricultura de precisão

7. Ciência Espacial

8. Produção sustentável e uso de minerais estratégicos

As propostas de pesquisa terão dois ou mais Pesquisadores Responsáveis: obrigatoriamente, um no Estado de São Paulo e um na Itália. Além dos dois, as propostas podem incluir Pesquisadores Responsáveis de um ou mais estados brasileiros cuja Fundação de Amparo à Pesquisa (FAP) tenha aderido à chamada de propostas. São os estados de Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins.

A FAPESP será responsável por financiar os custos da equipe de pesquisa do Estado de São Paulo. O MAECI financiará a equipe de pesquisa da Itália e as outras FAPs, participantes da chamada, as equipes de seus respectivos estados.

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/13760.


Página atualizada em 23/01/2020 - Publicada em 25/11/2019