PAPI / Nuplitec

Roteiro sugerido para formatação do Projeto de Pesquisa – PAPI - Capacitação Fase 2

As propostas não poderão contemplar atividades de rotina da estrutura, ou de apoio, que não estejam diretamente ligadas ao Plano de Trabalho e ao Projeto de Pesquisa.

Formatação

Para facilitar a leitura pelos revisores, o texto deve ser redigido com espaçamento entre linhas de 1,5, fonte equivalente a Times New Roman ou Arial 12 e margens de 3 cm à esquerda e 1,5 cm à direita. As figuras e tabelas, se houver, devem ter uma legenda explicativa e devem ser numeradas para serem referenciadas no texto.

Organização do projeto de pesquisa

a) Esta é apenas e tão somente uma recomendação – a aderência a ela não garante a aprovação do projeto.

b) Sugere-se fortemente a leitura do formulário para parecer de assessoria científica, disponível em www.fapesp.br/595, o qual esclarece quais pontos serão analisados pela assessoria consultada pela FAPESP.

c) Recomenda-se que o projeto seja estruturado conforme roteiro a seguir.

d) Sugere-se usar os títulos listados nos itens 1 a 7 abaixo, ocupando no máximo 20 páginas, como títulos de seções.

Roteiro Sugerido

1) Enunciado do problema: Qual será o problema tratado pelo projeto e qual a sua importância? Qual será a contribuição para a área se bem-sucedido? Qual a relação do projeto com as atividades do NIT? Cite trabalhos relevantes na área, conforme necessário.

2) Resultados esperados: Que conhecimento novo será criado com o apoio da FAPESP, por meio do PAPI – Capacitação? O que será criado ou produzido a partir do conhecimento criado com o projeto proposto? Como os resultados serão disseminados a outros? Como os resultados contribuirão para o avanço do conhecimento e para a divulgação científica? Qual é o impacto previsto na Instituição e no NIT?

3) Desafios científicos e tecnológicos e os meios e métodos para superá-los: explicite os desafios científicos e tecnológicos que o projeto se propõe a superar para atingir os objetivos. Descreva com que meios e métodos estes desafios poderão ser vencidos. Cite referências que ajudem os assessores que analisarão a proposta a entenderem que os desafios mencionados não foram ainda vencidos (ou ainda não foram vencidos de forma adequada) e que poderão ser vencidos com os meios e métodos da proposta em análise.

4) Cronograma de execução: Quando o projeto será completado? Quais os eventos marcantes que poderão ser usados para medir o progresso do projeto e quando estará completo? Caso o projeto proposto seja parte de outro projeto maior já em andamento, estime os prazos somente para o projeto proposto.

5) Disseminação e avaliação: Como os resultados do projeto deverão ser avaliados e como serão disseminados para outros? Como essa disseminação pode ser avaliada?

6) Outros apoios: Demonstre outros apoios, além do institucional, ao NIT, se houver, em forma de fundos, bens ou serviços, incluindo outros apoios recebidos de outras agências de fomento.

7) Desenvolvimento de produtos: A proposta deverá contemplar o desenvolvimento dos seguintes produtos, que serão posteriormente avaliados:

7.1) Roteiro didático de PI para a comunidade universitária;

7.2) Roteiro de critérios e procedimentos que auxiliem os pesquisadores na escolha entre publicação, patenteamento, prestação de serviços e outras modalidades de valorização dos conhecimentos produzidos;

7.3) Protocolo de práticas que devem ser seguidas pela comunidade científica nos seus relacionamentos com entes e parceiros externos;

7.4) Protocolos de boas práticas de pesquisa que devem ser observados para que os resultados das pesquisas científicas possam ter, além de valor científico, possibilidades de reconhecimento por empresas e organismos externos;

7.5) Metodologia e protocolo de avaliação dos mercados para as tecnologias passíveis de proteção;

7.6) Protocolo de procedimentos para a valorização comercial de tecnologias;

7.7) Protocolo (critérios formalizados) para a definição da cobertura geográfica a ser dada aos pedidos de registro de patentes e para o abandono de patentes.

7.8) Eventos (presenciais, virtuais) para divulgação;

7.9) Mecanismos de relacionamento com empresas e instituições de capital empreendedor (venture capital).

8) Bibliografia: liste as referências bibliográficas citadas nas seções anteriores.

9) Planilhas de orçamento (SAGe): Os recursos solicitados à FAPESP devem ser preenchidos na proposta no SAGe na aba “R$/US$”. Após a submissão da proposta, as planilhas de orçamento ficarão disponíveis para consulta pela assessoria, que poderá analisá-las em conjunto com o projeto de pesquisa.