Notícias

FAPESP anuncia nova chamada do concurso FameLab

FAPESP anuncia nova chamada do concurso FameLab Serão selecionados bolsistas para competição internacional de comunicação científica. Inscrições vão até 31 de janeiro de 2020 (imagem: FameLab)

A FAPESP anuncia a abertura de uma nova chamada de propostas para apoiar a participação de estudantes brasileiros no concurso internacional FameLab de comunicação científica.

A chamada é lançada em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Britânico, que organiza o concurso.

O concurso FameLab foi lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e está presente em dezenas de países. A primeira edição do FameLab no Brasil ocorreu em 2016, como iniciativa da FAPESP em parceria com o British Council.

O concurso consiste na realização de uma apresentação oral sobre um tópico de ciência e/ou tecnologia, com a duração máxima de 3 minutos, sem recurso de PowerPoint ou outro dispositivo eletrônico de apresentação, e com uso limitado de materiais de apoio portáteis.

Os principais objetivos do FameLab são promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos do dia a dia da sociedade, e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação, em especial a habilidade oral.

Poderão se inscrever bolsistas de mestrado (stricto sensu), doutorado e pós-doutorado, com idade mínima de 21 anos e bolsa vigente até o dia 30 de junho de 2020 ou data posterior, nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias e que sejam fluentes em português e inglês.

As candidaturas devem ser apresentadas até 13 de fevereiro de 2020 por meio de um vídeo de inscrição e realização de cadastro eletrônico on-line disponível em www.famelab.com.br.

Na fase seguinte, serão selecionados 27 participantes para a etapa de treinamento intensivo (Masterclass 1), em inglês e sem tradução simultânea, com uma equipe de especialistas em comunicação científica que os preparará para a semifinal. A etapa acontece nos dias 4 e 5 de maio em São Paulo.

Na mesma semana serão selecionados os 10 semi-finalistas nacionais, que passarão por uma segunda rodada de treinamento (segunda Masterclass no dia 7 de maio) e, na sequência, farão sua apresentação na final nacional no dia 8 de maio.

A chamada está publicada em: chamadas/2019/famelab2020.pdf.


Página atualizada em 31/01/2020 - Publicada em 23/10/2019