Financiamento à pesquisa

Sobre os Escritórios de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP)

A FAPESP implantou um programa de treinamento para as equipes dos Escritórios de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP) das instituições de ensino e pesquisa, atendendo à demanda da comunidade científica, auxiliando os cientistas na pesada carga de trabalho exigida para gestão e administração de projetos de pesquisa, de forma que eles possam se dedicar mais à pesquisa e a orientação dos alunos.

O objetivo desses escritórios é auxiliar o pesquisador na parte administrativa dos projetos desenvolvidos com recursos da FAPESP, desde a contratação, passando pela compra dos itens concedidos, pela liberação de recursos, preparação dos documentos para importação, incorporação do material permanente adquirido até a finalização com a apresentação da Prestação de Contas à FAPESP nos moldes exigidos.

Em outubro de 2010 foi instituído um Grupo de Trabalho com a finalidade de capacitar funcionários da área administrativa das unidades que têm interesse em criar os Escritórios de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP). Essa capacitação envolve, no seu programa, módulos sobre as modalidades de bolsa e auxílio disponibilizadas pela FAPESP, submissão e acompanhamento de propostas, reserva técnica, liberação de verba, importação, exportação e prestação de contas.

O treinamento tem duração de 4 dias, num total de 27 horas, em turmas de no máximo 6 participantes. Após o encerramento de cada módulo, o palestrante responsável pelo módulo acompanha os participantes para conhecer as dependências da FAPESP onde as atividades apresentadas são desenvolvidas. A opção por grupos pequenos permite uma melhor interação com os participantes que se sentem mais à vontade para esclarecer todas as dúvidas pertinentes à realidade da sua Instituição.

A FAPESP, após um ano do treinamento, se reúne novamente com os participantes nas suas Instituições com o objetivo de conhecer de que forma o apoio aos pesquisadores tem se desenvolvido, como está a adesão dos pesquisadores pelo serviço prestado, como estão fazendo o controle e manutenção das atividades e conhecer as ferramentas e sistemas utilizados. Em algumas instituições visitadas, temos testemunhos de pesquisadores que usufruíram dos serviços prestados e manifestaram-se muito satisfeitos com o resultado atingido e parabenizam a Fundação e a própria Instituição pela iniciativa. Tem sido uma parceria na qual todos, FAPESP, Instituição e Pesquisadores ganham.

Os EAIP têm um canal direto de comunicação por meio do serviço Converse com a FAPESP para atendimento prioritário das eventuais dúvidas.

As inscrições para o treinamento são realizadas por e-mail (eaip@fapesp.br) encaminhado à Coordenação de Treinamento dos EAIP. Esse e-mail deve ser encaminhado pelo dirigente da Instituição através do preenchimento do Formulário para solicitação de treinamento de Escritórios de Apoio Institucional à Pesquisa (EAIP) e será priorizado pela FAPESP o treinamento das instituições que já têm em sua estrutura organizacional um trabalho próximo do que é oferecido no treinamento e demonstrem firme interesse na ampliação da sua estrutura.


Página atualizada em 24/10/2019 - Publicada em 16/10/2019