Coordenações

Rosa Fátima de Souza Chaloba English version

Rosa Fátima de Souza Chaloba

Coordenação de Área - Ciências Humanas e Sociais (CHS III)

É professora titular da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Araraquara, e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade, no campus Marília. Graduada em Pedagogia (1982) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestre em educação (1992) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP) (1997).

Fez pós-doutorado na School of Education, University of Wisconsin – Madison, nos Estados Unidos (2001), e Livre-docência em História da Educação pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (2006).

Realizou estágio no exterior na Universidade de Santiago de Compostela e na Universidade de Lisboa. É pesquisadora do Laboratorio de Investigación: Género, Interculturalidad y Derechos Humanos (LIGIDH) vinculado ao Colegio de San Luis de Postosí (Cosan), no México, e presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (gestão 2019 – 2021).

Desenvolve pesquisas na área da História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura escolar, história do ensino primário e secundário e história do currículo, cultura material, centros de documentação e patrimônio histórico escolar.

É bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e atuou como membro do Comitê de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - Área de Educação.


Página atualizada em 11/10/2019 - Publicada em 11/10/2019