Iniciação Científica Jr.

Iniciação Científica Jr.

Foto: Eduardo Cesar

Agência FAPESP - A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), estão lançando edital para seleção pública de projetos de bolsa do Programa de Iniciação Científica Júnior.

O objetivo é permitir que estudantes do ensino médio da rede pública de ensino do Estado de São Paulo tenham contato e colaborem com projetos científicos. Para o presente edital serão aplicados R$ 480 mil pelo CNPq, sendo R$ 200 mil no presente exercício.

O oferecimento de Bolsas de Iniciação Científica Júnior faz parte da série de convênios assinados pela FAPESP e CNPq durante as reuniões do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de C&T e do Fórum Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa, realizadas em julho, em São Paulo.

"O lançamento do edital atende a uma metodologia de aprendizagem que se mostra cada vez mais necessária, de levar a pesquisa a jovens em idade pré-universitária, permitindo desenvolver a sua motivação para as práticas do conhecimento, da curiosidade e do fazer científico", disse Carlos Vogt, presidente da FAPESP.

Para ler o edital da Bolsa de Iniciação Científica Júnior, clique aqui.