Notícias

Colaborações entre pesquisadores de São Paulo e Goiás serão apoiadas

Colaborações entre pesquisadores de São Paulo e Goiás serão apoiadas Chamada com Fapeg abrange temas como Biodiversidade, Inteligência Artificial e Resíduos Sólidos (foto: Eduardo Cesar / Pesquisa FAPESP)

A FAPESP lança uma chamada de propostas em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) para fomentar o desenvolvimento de parcerias científicas e o fortalecimento de redes de pesquisa colaborativa envolvendo os estados de São Paulo e Goiás.

A oportunidade está aberta a pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa de ambos os estados. Todas as áreas do conhecimento são incluídas pela chamada, aberta a propostas que abranjam conhecimentos avançados em ao menos um dos seguintes temas: Fármacos; Biotecnologia; Biodiversidade; Engenharia de Alimentos; Resíduos Sólidos; Inteligência Artificial; Internet das Coisas; Mineração; e Sistema de Geração, Armazenamento e Recuperação de Energia.

A chamada estabelece o dia 1º de novembro de 2019 como prazo final para envio das propostas, que devem ser assinadas por dois pesquisadores responsáveis, um de São Paulo e outro de Goiás, os quais devem elaborar conjuntamente o projeto de pesquisa.

Exige-se 24 meses de duração para o projeto e que ele contribua para o avanço do conhecimento científico e tecnológico nos respectivos estados e no Brasil.

Na FAPESP, as propostas deverão seguir as normas e condições da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular (APR) além das orientações específicas desta chamada. São considerados elegíveis os pesquisadores que satisfazem as exigências da modalidade APR, incluindo aqueles que são beneficiários (Pesquisadores Responsáveis ou Principais) de projetos vigentes na FAPESP nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático, PITE (Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica), CEPID (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão) e, excepcionalmente, nas modalidades APR ou JP (Auxílio à Pesquisa – Jovens Pesquisadores) – desde que o proponente redija uma justificativa para a simultaneidade.

A chamada está disponível no link: www.fapesp.br/13284.


Página atualizada em 19/09/2019 - Publicada em 18/09/2019