A Instituição

Comitê de Busca - Diretor Científico

São Paulo, 16 de setembro de 2019.

O Conselho Superior (CS) da FAPESP comunica que iniciou o processo de busca do(a) novo(a) Diretor(a) Científico(a) (DC) da Fundação, para assumir a função a partir de abril de 2020. O DC compõe, juntamente com o Diretor-Presidente e o Diretor Administrativo, o Conselho Técnico-Administrativo, cujas competências e responsabilidades estão definidas nos Estatutos da Fundação (Decreto Nº 40.132, de 23 de maio de 1962 – art. 14 e ss.) e nos artigos de 25 a 27 do Regimento Interno (Portaria PR No. 16/2018, encontrável em https://fapesp.br/11853).

Em sua reunião de 28 de agosto p.p., o CS designou um Comitê de Busca, cuja composição está abaixo referida, para examinar as credenciais de possíveis candidatos e encaminhar sugestões fundamentadas para elaboração, pelo CS, em reunião ordinária agendada para 13 de novembro de 2019, de lista tríplice a ser enviada ao Governador do Estado, para decisão:

1. Marilza V. Rudge, Professora Emérita da Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP;

2. Ronaldo Aloise Pilli, Professor Titular do Instituto de Química da UNICAMP;

3. Liedi B. Bernucci, Professora Titular e Diretora da Escola Politécnica da USP.

O Comitê de Busca receberá sugestões de possíveis candidatos para a função, encaminhadas por membros da comunidade de ciência e tecnologia do Estado de São Paulo, bem como manifestações pessoais de interesse, promovendo as ações que forem necessárias, incluindo entrevistas de postulantes selecionados, para apresentar nomes com o perfil desejado, para escrutínio do CS.

As sugestões e manifestações acima mencionadas poderão ser encaminhadas por e-mail para o endereço comitecs@fapesp.br ou pelo telefone (11) 38384005, aos cuidados da sra. Beatriz Vilela, até o dia 5 de outubro de 2019.

Qualquer que tenha sido a via que tenha levado o Comitê de Busca a identificar o potencial candidato (manifestação pessoal, sugestão de lideranças acadêmicas, iniciativa do próprio Comitê), o postulante ou indicado deverá encaminhar até 5/10/2019 os seguintes documentos, e concordar em participar de entrevista, se convocado:

1. Carta manifestando interesse e as qualificações para a função de DC, acompanhada de memorial com extensão máxima de 5 páginas;

2. URL do Currículo Lattes atualizado;

3. Texto de até 5 páginas, descrevendo sua avaliação a respeito do papel estratégico da FAPESP no desenvolvimento da ciência e inovação e sua visão de futuro da Fundação.

Finalmente, cabe assegurar que todo o processo de busca será conduzido de forma reservada, assegurando-se aos candidatos que as suas manifestações serão tratadas com a necessária confidencialidade.

Marco Antonio Zago,
Presidente do Conselho Superior


Página atualizada em 19/09/2019 - Publicada em 16/09/2019