Conselho Superior (CS)

Mayana Zatz

Mayana Zatz

Professora titular de Genética do Instituto de Biociencias da Universidade de São Paulo e coordenadora do CEPID/FAPESP Centro de Pesquisas do Genoma Humano e células-tronco (CEGH-CEL) e do INCT  Envelhecimento e doenças genéticas:genômica e metagenômica.

É membro da Academia Brasileira de Cièncias e da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento (TWAS). Ganhou vários prêmios nacionais e internacionais. Recebeu a Ordem Nacional de Grã-cruz de Mérito Científico. Entre os prêmios internacionais destacam-se o LÓreal/Unesco para mulheres na ciência (2001), o Prêmio TWAS em Pesquisa Médica (2004), o Prêmio México de Ciência e Tecnologia (2008) e o Prêmio Conte Gaetano por trabalhos sociais (2011).

Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando em biologia molecular com enfoque em doenças neuromusculares, envelhecimento, pesquisas em células tronco e mais recentemente zika e câncer.

Foi colunista da revista Veja, onde publicou mais de 250 artigos científicos para leigos. É autora do livro GenÉTICA: escolhas que nossos avós não faziam. Tem grande interesse em questões éticas relacionadas com o Genoma Humano, testes genéticos e células-tronco. Participou ativamente da aprovação das pesquisas com células-tronco embrionárias pelos parlamentares (2005) e STF (2008).Tem batalhado pela aprovação de políticas públicas em favor da ciência. 

 


Página atualizada em 05/09/2019 - Publicada em 05/09/2019