Notícias

Chamada seleciona propostas para realização de workshops em São Paulo e na Baviera English version

Chamada seleciona propostas para realização de workshops em São Paulo e na Baviera Eventos científicos deverão ser organizados nos dois estados para fomentar futuras oportunidades entre jovens pesquisadores (foto: BAYLAT)

Um workshop científico é uma excelente oportunidade para construção de uma rede científica de pessoas com interesses em comum. Pensando nisso, a FAPESP anuncia a quarta chamada de propostas para realização de workshops em parceria com o Ministério Estatal das Ciências e das Artes do Estado Livre da Baviera (StMWK), representado pelo Centro Universitário da Baviera para a América Latina, a BAYLAT.

A parceria FAPESP-BAYLAT, iniciada em convênio firmado em 2012, já resultou no lançamento de um total de seis chamadas de propostas, uma delas no âmbito do programa São Paulo Researchers in International Collaboration (SPRINT).

Por meio da nova chamada, FAPESP e BAYLAT pretendem fomentar o desenvolvimento de relações para futuras colaborações. As agências financiarão conjuntamente a realização de workshops que reúnam pesquisadores em início de carreira e doutorandos prestes a defender tese da Baviera e do Estado de São Paulo.

A chamada está aberta a todas as áreas do conhecimento. Cada proposta deverá prever a realização de dois workshops, um no Estado Livre da Baviera e o outro no Estado de São Paulo. Da mesma forma, cada proposta deverá ser conjuntamente desenvolvida por um pesquisador de cada estado, que atuarão como coordenadores do workshop. Espera-se que estes coordenadores sejam pesquisadores líderes em suas áreas de pesquisa. 

Podem participar de cada um dos eventos até 40 pesquisadores.

Quem pode se inscrever

No Estado de São Paulo, interessados em participar da chamada devem ser ou ter sido pesquisadores responsáveis ou principais em projetos financiados pela FAPESP em pelo menos uma das seguintes modalidades: Projeto Temático, Auxílio à Pesquisa – Regular, Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) e Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).

As propostas serão recebidas até 10 de outubro de 2019.

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/13083.