Financiamento à pesquisa

Glossário FAPESP

Termos relacionados com a atividade-fim da FAPESP (português / inglês).


SUMÁRIO

Acordos de cooperação / Agreements – São acordos mantidos pela FAPESP com agências e órgãos financiadores de pesquisa, instituições de ensino superior e pesquisa, empresas, associações e organizações multinacionais, com o objetivo de lançar chamadas de propostas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em áreas de interesse comuns e cofinanciados pelas partes.

Aditivo ao Termo de Outorga / Grant Term Amendment – Refere-se a um Termo de Outorga emitido em aditamento ao anterior assinado, no qual são incluídas alterações aprovadas pela FAPESP.

Advento de Prole / Maternity Leave/Paternity Leave – Período de afastamento sem interrupção de pagamento de Bolsa, concedido a bolsistas a título de licença maternidade ou licença paternidade, nas modalidades de Bolsas no país onde há previsão deste componente.

Análise colegiada / Analysis Panels – Sessões de análise realizadas pelas Coordenações de Área, onde é avaliado o mérito das propostas com base nos pareceres emitidos pelos assessores ad hoc e usando-se os critérios específicos de cada modalidade de apoio.

Análise por Pares / Peer Review – Sistema de análise utilizado pela FAPESP e adotado nas mais importantes agências de fomento de todo o mundo, em que cada solicitação é examinada por um ou mais pesquisadores da área do conhecimento em questão, sem nenhum vínculo formal com a FAPESP, que emitem pareceres de mérito sobre a proposta na qualidade de assessores ad hoc. Tais pareceres trazem subsídios para as decisões da FAPESP.

Apoio Administrativo / Administrative Staff – Membros incluídos na equipe de Auxílios à Pesquisa que darão suporte administrativo durante a execução do projeto. Em geral são funcionários da Instituição que sedia o projeto e que atuam nas etapas administrativas, como elaboração de Prestação de Contas, aquisição de materiais, importações, entre outras atividades.

Apoio ou Amparo / Support – Refere-se à concessão pela FAPESP de recursos para o desenvolvimento de projeto de pesquisa científica ou tecnológica, por meio de Bolsas, Auxílios e Programas. Dentro dos conceitos abaixo, obtidos em dicionários da língua portuguesa, observamos que é possível utilizar ambos os termos, apoio ou amparo, adequando-os ao contexto de atuação da Fundação.

Apoio: ajuda no que diz respeito a meios e materiais para uma atividade, para uma ação ou para um evento.

Amparo: Ação de amparar; esteio, proteção, arrimo, auxílio; Apoio ou suporte.

Apoio Técnico / Technical Support Staff – Membros incluídos na equipe de Auxílios à Pesquisa que darão suporte técnico durante a execução do projeto. Em geral são funcionários da Instituição que sedia o projeto, como técnicos de laboratório, por exemplo.

Áreas de conhecimento / Fields of Knowledge – Compreendem os conjuntos de especialidades, que são reunidas em áreas para fins de organização sistêmica e funcional dos procedimentos de análise das propostas enviadas à Fundação. As áreas de conhecimento utilizadas pela FAPESP são: Ciências da Saúde, Biologia, Ciências Agrárias e Veterinárias, Engenharia, Física, Astronomia, Química, Geociências, Matemática e Computação, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Humanas e Sociais, e Inovação Tecnológica.

Assessores ad hoc / Ad hoc Reviewers – Pesquisadores da área do conhecimento do projeto de pesquisa em análise, sem nenhum vínculo formal com a FAPESP, que emitem pareceres de mérito sobre a proposta na qualidade de assessores ad hoc.

Auxílio à Pesquisa / Grant/Award – Instrumento de Fomento destinado a apoiar o desenvolvimento de projeto de pesquisa em instituições de ensino superior e/ou pesquisa ou pequenas empresas localizadas no Estado de São Paulo.

Auxílio instalação / Moving Cost Allowance – Benefício que pode ser solicitado por bolsistas que precisem se mudar para a cidade onde se localiza a Instituição Sede da pesquisa, nas modalidades de Bolsas no país e no exterior onde há previsão de concessão deste componente.

Auxílio Pesquisador Visitante / Visiting Researcher Award – Modalidade de Auxílio destinada a cobrir, total ou parcialmente, as despesas referentes à visita de pesquisador experiente, vinculado a instituição de pesquisa do exterior ou do Brasil a uma instituição de pesquisa no Estado de São Paulo, por um período contínuo e não superior a um ano.

Beneficiária da Subvenção / Grant Beneficiary – É a empresa beneficiária da concessão de subvenção econômica, qualificada nos contratos assinados no âmbito das Chamadas para o PAPPE-Subvenção.

Beneficiário / Beneficiary – Considera-se como beneficiário: em processos de Bolsas concedidas, o próprio bolsista; e em processos de Auxílios e Programas concedidos, o pesquisador responsável.

Benefícios Complementares (BC) / Fringe Benefits – Componente da Reserva Técnica de Auxílios à Pesquisa, são recursos concedidos ao Pesquisador Responsável e aos Pesquisadores Principais da equipe com a finalidade de cobrir despesas com a participação em Reuniões Científicas ou Tecnológicas e estágios de pesquisa de curta duração fora do Estado de São Paulo.

Bolsa/Scholarship (IC, MS, DD e DR) / Fellowship (demais modalidades de Bolsa) – Instrumento de Fomento destinado à concessão de Bolsas no país ou no exterior para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, atividades de pesquisa e treinamento técnico, conforme os objetivos de cada modalidade de apoio.

Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE) / Research Fellowship Abroad (RFA) – Modalidade de Bolsa destinada a pesquisador com título de doutor ou qualificação equivalente, para a realização de atividades de pesquisa em instituição no exterior.

Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) / Research Internship Abroad (RIA)– Modalidade de Bolsa destinada a apoiar a realização de estágios de pesquisa de curta e média duração, por bolsistas da FAPESP de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado/Doutorado Direto e Pós-Doutorado, no exterior.

Bolsa para Ensino Público (EP) / Teaching Fellowship – Modalidade de Bolsa concedida a professores de escolas da rede pública (estadual e municipal), de ensino infantil, fundamental e médio, que participem diretamente de projetos de pesquisas que tenham como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do ensino público no Estado de São Paulo.

Bolsas como Item Orçamentário (BCO) / Fellowships - Associated Submission – São Bolsas solicitadas e aprovadas pela FAPESP como item orçamentário de Auxílios à Pesquisa. As modalidades de Bolsa que podem ser solicitadas variam de acordo com a modalidade do Auxílio.

Bolsista/Scholarship Recipient (IC, MS, DD e DR) / Fellowship Recipient (Demais modalidades de Bolsa) – É o beneficiário de bolsa concedida pela FAPESP.

Candidato / Candidate – Considera-se como candidato aquele que solicita uma Bolsa junto à FAPESP como beneficiário, mas cuja proposta ainda não foi aprovada.

Capital / Capital expenses – Termo utilizado para se referir aos recursos concedidos pela FAPESP para aquisição de equipamentos e outros materiais permanentes, como livros, semoventes, veículos, reformas ou instalações, entre outros.

Centros de Pesquisa em Engenharia / Centros de Pesquisa Aplicada (CPE/CPA)/Engineering Research Centers/Applied Research Centers (ERC/ARC) – Programa que usa o modelo do Programa CEPID associado ao PITE, no qual há uma empresa parceira cofinanciadora da pesquisa. Destina-se a executar projetos de pesquisa complexos, na fronteira do conhecimento, orientados a problemas e à busca de resultados bem definidos, que colaborem para a formação de um centro de pesquisa de classe mundial durante sua existência.

Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) / Research, Innovation and Dissemination Centers (RIDC) – Centros destinados ao desenvolvimento de pesquisa internacionalmente competitiva, em quaisquer áreas do conhecimento, na fronteira do conhecimento, fundamental ou orientada para aplicações.

Centro emergente / Emerging Research Institution – Refere-se à Instituição que ainda não possui tradição consolidada em pesquisa, para fins de solicitação de Auxílio na modalidade Jovem Pesquisador. Pode também ser considerada a Instituição com tradição consolidada de pesquisa em que será criada nova linha de pesquisa.

Chamada de Propostas / Call for Proposals – Edital para divulgação de oportunidades de envio de propostas dentro dos acordos de cooperação mantidos pela FAPESP.

Código de Boas Práticas Científicas / Code of Good Scientific Practice – Publicação que estabelece diretrizes éticas para as atividades científicas dos pesquisadores beneficiários de auxílios e bolsas da FAPESP e para o exercício da função de avaliador científico pelos assessores da FAPESP.

Conflito de Interesse / Conflict of Interest – Situação em que se identifica que um assessor ou coordenador possui alguma relação pessoal ou profissional com pesquisadores da equipe do projeto em análise, ou que existam conflitos de interesse comercial entre as linhas de pesquisa de ambos, e que possam comprometer a indispensável percepção de isenção na emissão de um parecer.

Convênios / Agreements – Ver item “Acordos de cooperação/Agreements”.

Cooperação Internacional / International Cooperation – Pesquisas desenvolvidas em colaboração entre pesquisadores do Estado de São Paulo e pesquisadores de outros países, dentro de acordos de cooperação mantidos pela FAPESP.

Coordenação Adjunta (CAD) / Associate Coordinators – Cientistas de reconhecida qualidade e liderança em suas áreas de conhecimento que se reúnem periodicamente para analisar as propostas de pesquisa considerando as recomendações das Coordenações de Área, os pareceres da assessoria ad hoc e as normas da FAPESP para cada modalidade de apoio, e emitir recomendações ao Diretor Científico quanto à decisão sobre cada processo.

Coordenação de Área (CA) / Area Coordinators – Cientistas de reconhecida qualidade e liderança em suas áreas de conhecimento, que se reúnem periodicamente para analisar as propostas de pesquisa em análise, com base nos pareceres da assessoria ad hoc, e emitir recomendações para cada caso.

Coordenação de Programa (CP) / Program Coordinators – Cientistas de reconhecida qualidade e liderança em suas áreas, que se reúnem periodicamente para coordenar e acompanhar os programas de pesquisa organizados pela Fundação.

Custeio / Costing expenses – Termo utilizado para se referir aos recursos concedidos pela FAPESP para aquisição de material de consumo, prestação de serviços, despesas de transporte e pagamento de diárias/manutenção.

Despacho / Dispatch – É a decisão concedendo ou denegando propostas iniciais ou solicitações de mudança submetidas à análise da FAPESP, com base nos pareceres de recomendação da assessoria ad hoc, Coordenação de Área e/ou Coordenação Adjunta. O despacho poderá ser científico, quando divulgado pela Diretoria Científica, ou administrativo, no caso de solicitações analisadas no âmbito da Diretoria Administrativa.

Doutorado (DR) / Doctorate (DR) – Modalidade de Bolsa destinada a alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas ou privadas do Estado de São Paulo para o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em tese.

Doutorado Direto (DD) / Doctorate (applicant without MSc degree)(DD) – Modalidade de Bolsa destinada a alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas ou privadas do Estado de São Paulo, sem o título de mestre, para o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em tese.

Empresa Sede / Host Company – É a empresa que sedia o projeto, no caso de modalidades concedidas para o desenvolvimento de projeto de pesquisa em empresas.

Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) / São Paulo Schools of Advanced Science (SPSAS) – Modalidade solicitada em resposta a Chamadas de Propostas e que oferece recursos para a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para a formação dos participantes e criando no Estado de São Paulo um polo de atração de talentos científicos competitivo mundialmente.

Flexibilização / Flexibility – Refere-se à possibilidade de transposição de valores entre as alíneas aprovadas em um Auxílio à Pesquisa, sem necessidade de autorização prévia da FAPESP, desde que obedecidas as regras previamente estabelecidas em normas.

Fomento / Funding – Refere-se a qualquer ação do governo que tenha a finalidade de promover o desenvolvimento de um país, de uma região, ou ainda, dos mais diversos setores: Agropecuária, Comércio e Serviços, Cultura, Educação, Indústria, Saúde, Turismo, etc. Nos conceitos obtidos em dicionários de língua portuguesa, a palavra fomento significa: estímulo, impulso, auxílio; promover o progresso; excitar ou incitar algo.

Iniciação Científica (IC) / Scientific Initiation (SI) – Modalidade de Bolsa destinada a alunos de graduação regularmente matriculados em instituições de ensino superior localizadas no Estado de São Paulo, para desenvolvimento de pesquisa científica ou tecnológica.

Instituição Sede / Host Institution – É a instituição que sedia o projeto e, em geral, a instituição à qual se vincula o Pesquisador Responsável. A Instituição Sede deve assumir compromissos com a guarda e acesso de materiais e equipamentos e com apoio institucional ao projeto de pesquisa.

Instrumentos de Fomento / Funding Lines – São os grandes grupos Bolsas, Auxílios e Programas, que se subdividem em modalidades de apoio.

Interregno / Interregnum – Intervalo mínimo exigido pela FAPESP entre viagens de um mesmo pesquisador concedidas no âmbito das modalidades de Auxílio à Participação em Reunião Científica e Bolsa de Pesquisa no Exterior, dentro das normas especificadas em cada modalidade de apoio.

Jornalismo Científico (JC) / Scientific Journalism (SJ) – Modalidade de Bolsa criada para a formação de profissionais capazes de lidar com informação sobre ciência e tecnologia na grande imprensa, na imprensa especializada, na internet ou em áreas de comunicação de instituições de ensino e pesquisa. Se destina a apoiar a execução de propostas de pesquisas jornalísticas que resultem na produção de documentos de divulgação em veículos de comunicação de qualquer natureza (jornais, revistas, rádio, televisão, mídia eletrônica, etc.) e que sejam desenvolvidas paralelamente ao cumprimento de um programa definido de estudos.

Jovem Pesquisador (JP) / Young Investigator Grant (YIG) – Modalidade de Auxílio à Pesquisa destinada a jovem pesquisador de grande potencial, de preferência em centros emergentes de pesquisa. Poderão também encaminhar propostas os candidatos que se propõem a criar novas linhas de pesquisa em instituição com tradição consolidada de pesquisa.

Mestrado (MS) / Masters (MS) – Modalidade de Bolsa destinada a alunos regularmente matriculados em programas de mestrado acadêmico stricto sensu de instituições públicas ou privadas do Estado de São Paulo para o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em dissertação.

Modalidades de Apoio / Support Opportunities – São as modalidades de Bolsas, Auxílios e Programas concedidas pela FAPESP, como por exemplo: Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado Direto, Doutorado, Pós-Doutorado, Auxílio Regular, Projeto Temático.

Organização de Reunião Científica / Organization of Scientific Meetings Award – Modalidade de Auxílio que se destina a apoiar parcialmente a realização de reunião que seja de reconhecida importância para o intercâmbio científico ou tecnológico para participação de pesquisadores do Estado de São Paulo.

Orientador / Advisor – É o pesquisador responsável, perante a FAPESP, pela submissão da proposta de Bolsa e pela indicação do bolsista, assumindo o compromisso de zelar pela qualidade científica e ética das atividades de pesquisa desenvolvidas pelo bolsista sob a sua tutela. No caso de Bolsas no país de Mestrado, Doutorado Direto e Doutorado, o orientador responsável pela Bolsa junto à FAPESP deverá ser o mesmo orientador formal que é responsável pelo aluno junto ao programa de pós-graduação da Instituição onde está matriculado.

Outorgado / Grantee – Refere-se aos beneficiários qualificados no Termo de Outorga. No caso de Bolsas, os outorgados são o bolsista e o orientador/supervisor, exceto nos casos de Bolsa Jovem Pesquisador, Bolsa Pequena Empresa e Bolsa de Pesquisa no Exterior, em que o bolsista é também o responsável pelo projeto. No caso de Auxílios e Programas, o beneficiário é o pesquisador responsável.

Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto (PCIDP) / Direct Research Infrastructure Costs – Componente da Reserva Técnica de Auxílios à Pesquisa, nas modalidades de apoio em que está prevista esta concessão, que se destina à utilização em despesas previstas em normas e diretamente ligadas ao desenvolvimento do projeto de pesquisa.

Parecer / Review – Avaliação realizada por pesquisadores da área de conhecimento do projeto de pesquisa em questão que, na qualidade de assessores ad hoc, emitem pareceres de mérito sobre as propostas enviadas à FAPESP.

Participação em Curso (PC) / Academic Training – Modalidade de Bolsa destinada a financiar cursos ou estágios técnicos para técnicos de nível médio ou superior que participam de projeto de pesquisa e tenham vínculo empregatício na instituição onde o referido projeto se desenvolve.

Participação em Reunião Científica / Participation in Scientific Meeting Award – Modalidade de Auxílio que se destina a financiar parcialmente a participação de pesquisadores do Estado de São Paulo em reuniões científicas ou tecnológicas, no Brasil ou no exterior, para apresentação de trabalho de sua autoria, não publicado, resultado de projeto de pesquisa financiado pela FAPESP, que exponha resultados inéditos de pesquisa.

Pesquisa / Research – Compreende o conjunto de atividades desenvolvidas com o objetivo de obter novos conhecimentos. Subdivide-se em:

Pesquisa Básica / Basic Research – Conjunto de trabalhos com objetivo de adquirir novos conhecimentos para a compreensão de fenômenos, visando o desenvolvimento dos produtos, processos ou sistemas.

Pesquisa Aplicada / Applied Research – Conjunto de trabalhos com o objetivo de adquirir novos conhecimentos para aperfeiçoamento de produtos, processos ou sistemas inovadores.

Pesquisa para Inovação Tecnológica / Research for Technological Innovation – Projeto que envolve conhecimentos científicos e técnicos, com o objetivo de desenvolver ou aperfeiçoar produto, processo, sistema ou serviço com interesse empresarial ou social.

Temas Estratégicos / Strategic Issues – Pesquisas voltadas a temas específicos, como biodiversidade, bioenergia, mudanças climáticas, eScience, políticas públicas e bolsas e auxílios a eles vinculados.

Formação de Recursos Humanos / Human Resource Formation – Bolsas exclusivamente voltadas para a formação de recursos humanos, não vinculadas a nenhum outro instrumento de fomento. São bolsas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado Direto, Doutorado e Pós-Doutorado, no país e no exterior, relacionadas a projetos individuais, por demanda espontânea do pesquisador, contratadas sem nenhum vínculo com qualquer outro projeto de pesquisa.

Pesquisador Anfitrião / Host Investigator – É o pesquisador da Instituição de realização da pesquisa no exterior, que receberá o pesquisador beneficiário de Bolsa de Pesquisa no Exterior.

Pesquisador Associado / Associate Researcher (PA/AR) – É o pesquisador da equipe de um Auxílio à Pesquisa, designado pelo Pesquisador Responsável e aprovado pela FAPESP, que assume a responsabilidade de contribuir em partes do Projeto de Pesquisa.

Pesquisador Principal / Co-Principal Investigator (PP/Co-PI) – É pesquisador da equipe, designado pelo Pesquisador Responsável e aprovado pela FAPESP, com excelente histórico de pesquisa e cuja participação seja bem especificada no projeto de pesquisa submetido e essencial para o desenvolvimento deste.

Pesquisador Responsável / Principal Investigator (PR/PI) – É o pesquisador que assume a responsabilidade pela preparação, submissão da proposta e pela coordenação científica e administrativa do projeto de pesquisa de Bolsas, Auxílios e Programas.

Pesquisador Visitante / Visiting Researcher – Pesquisador experiente, vinculado a instituição de pesquisa do exterior ou do Brasil, que virá a uma instituição de pesquisa no Estado de São Paulo, por um período contínuo e não superior a um ano, para colaboração no desenvolvimento de projetos de pesquisa em andamento, ou a ponto de serem iniciados, na instituição sede.

Pós-Doutorado (PD) / Post-Doctoral (PD) – Modalidade de Bolsa destinada a portador de título de doutor obtido recentemente com destacado desempenho, para o desenvolvimento de pesquisa em instituição localizada no Estado de São Paulo.

Prestação de Contas / Financial Report – Refere-se à documentação que deve ser apresentada para análise da comprovação dos gastos realizados com recursos concedidos pela FAPESP em Bolsas, Auxílios e Programas.

Processo / Process – Uma proposta torna-se um processo após sua efetiva submissão à FAPESP, sendo gerado um número de controle, composto do ano de submissão, numeração com cinco dígitos e um dígito verificador.

Processo Vinculado / Linked Process – No envio de solicitações de Bolsas ou Auxílios complementares a um Auxílio à Pesquisa já concedido pela FAPESP, é possível indicar na proposta o número deste processo já concedido, para que se estabeleça o vínculo.

Programas / Programs – Programas indutores de pesquisa em áreas e temas estratégicos com demandas específicas.

Programa de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa / Research Infrastructure Support Program – Programa para recuperação e modernização de instalações e acervos das Instituições de Pesquisa no Estado de São Paulo.

Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) / Research Partnership for Technological Innovation Program – Modalidade de Auxílio que destina-se a financiar projetos de pesquisa em instituições acadêmicas ou institutos de pesquisa, desenvolvidos em cooperação com pesquisadores de centros de pesquisa de empresas localizadas no Brasil ou no exterior e cofinanciados por estas.

Programa de Apoio à Propriedade Intelectual (PAPI/NUPLITEC) / Intellectual Property Support Program – Programa destinado à proteção da propriedade intelectual e licenciamento dos direitos sobre os resultados de pesquisas financiadas pela FAPESP.

Programa de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) / FAPESP Bioenergy Research Program – Programa que objetiva estimular e articular atividades de pesquisa e desenvolvimento utilizando laboratórios acadêmicos e industriais para promover o avanço do conhecimento e sua aplicação em áreas relacionadas à produção de bioenergia no Brasil.

Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA) / FAPESP Research Program on Biodiversity Characterization, Conservation, Restoration and Sustainable Use – Programa que objetiva conhecer, mapear e analisar a biodiversidade do Estado de São Paulo, incluindo a fauna, a flora e os microrganismos. Objetiva também avaliar as possibilidades de exploração sustentável de plantas ou de animais com potencial econômico e subsidiar a formulação de políticas de conservação dos remanescentes florestais.

Programa de Pesquisas em eScience e Data Science (ESCIENCE) / FAPESP Research Program on eScience and Data Science – Programa que busca organizar e integrar grupos de pesquisa envolvidos com investigações sobre algoritmos, modelagem computacional e infraestrutura de dados com grupos de cientistas envolvidos em outras áreas do conhecimento, da biologia às ciências sociais.

Programa de Pesquisa em Políticas Públicas / Research in Public Policies Program – Modalidade de Auxílio destinada a apoiar projetos de pesquisa aplicada que visem a produção e a sistematização de conhecimentos diretamente relevantes para a formulação e a implementação de políticas públicas de significativa importância social, desenvolvidos em parceria com as instituições responsáveis pela sua implementação, cujos resultados tenham impacto no Estado de São Paulo.

Programa Ensino Público (EP) / Public Education Research Program – Modalidade de Auxílio destinada a financiar pesquisas aplicadas sobre problemas concretos do ensino infantil, fundamental e médio em escolas públicas paulistas.

Programa Equipamentos Multiusuários (EMU) / Multi-User Equipments Program – Programa destinado à aquisição de equipamentos de médio e grande porte e de última geração, a serem instalados em Instituição no Estado de São Paulo, mas que são disponibilizados para uso por pesquisadores do Brasil e do exterior.

Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) / FAPESP Research Program on Global Climate Change (FRPGCC) – Programa que tem como objetivo avançar o conhecimento na área de mudanças climáticas. Espera-se que os resultados de pesquisa do programa auxiliem na tomada de decisões informadas cientificamente com respeito a avaliações de risco e estratégias de mitigação e adaptação.

Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) / Innovative Research in Small Business Program – Modalidade de Auxílio destinada a apoiar a execução de pesquisa científica e tecnológica em pequenas empresas. A empresa deve ter unidade de pesquisa no Estado de São Paulo que comprovadamente ofereça condições adequadas de infraestrutura e pessoal qualificado, residente no Estado de São Paulo, para a execução da pesquisa.

Projeto Temático / Thematic Project Grant – Modalidade de Auxílio à Pesquisa destinada a apoiar projetos de pesquisa com objetivos suficientemente ousados, que justifiquem a duração de até cinco anos e as condições especialmente favorecidas de apoio e financiamento. Em geral, envolve-se uma equipe de vários pesquisadores, muitas vezes de vários departamentos ou instituições, visando à obtenção de resultados científicos ou tecnológicos de elevado impacto para o avanço da fronteira do conhecimento.

Proposta / Proposal – Refere-se à solicitação inicial de qualquer modalidade de Bolsa, Auxílio ou Programa elaborada para envio à análise da FAPESP.

Propriedade Intelectual / Intellectual Property – Refere-se aos direitos relativos aos resultados de pesquisas apoiadas pela FAPESP como: Patentes de Invenção, Modelos de Utilidade, Desenhos Industriais, ou quaisquer outras formas de registro de Propriedade Intelectual decorrentes da execução do projeto.

Publicações / Publications Award – Modalidade de Auxílio que oferece financiamento para a publicação de periódicos, artigos e livros que exponham resultados originais de pesquisa realizada por pesquisador com título de doutor ou qualificação equivalente, vinculado a instituição de ensino superior e pesquisa, pública ou privada, no Estado de São Paulo.

Qualificação equivalente a doutor / Equivalent title – Alguns pesquisadores científicos dos Institutos de Pesquisa paulistas possuem, em função de carreira específica e produtividade, qualificação equivalente à de doutor sem serem portadores de tal título. A aceitação de solicitações de apoio destes pesquisadores é definida pela FAPESP com base na análise de suas súmulas curriculares. Para os demais casos, é exigido que o pesquisador solicitante seja portador de título de doutor.

Regular / Regular Research Grant – Modalidade de Auxílio à Pesquisa que oferece financiamento para projetos de pesquisa individuais a serem desenvolvidos sob a responsabilidade de um Pesquisador Responsável, vinculado a entidades de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo.

Relatório Científico / Scientific Report – Refere-se à documentação a ser apresentada relatando as atividades desenvolvidas durante a execução do projeto de pesquisa apoiado pela FAPESP, bem como os dados e resultados obtidos.

Relatório Individual Sintético / Individual Succinct Report – Relatório referente às atividades desenvolvidas por bolsistas de Treinamento Técnico e de Iniciação Científica, de Bolsas concedidas como item orçamentário em Auxílios à Pesquisa.

Reparo de equipamento / Equipment Repair Award – Modalidade de Auxílio que se destina a custear o conserto de natureza corretiva em equipamento relevante para a execução de projeto de pesquisa apoiado pela FAPESP no Estado de São Paulo.

Reserva Técnica (RT) / Research Overhead – Refere-se a uma parcela adicional de recursos concedida nas modalidades de apoio em que há previsão deste item, cujo valor é calculado especificamente em cada caso conforme normas.

Reserva Técnica para Conectividade à Rednesp / Research Overhead - Rednesp Connectivity – Parcela de recursos concedida pela FAPESP à Instituição, calculada com base nos processos de Auxílios à Pesquisa e Bolsas no País passíveis de Reserva Técnica aprovados para a Instituição e contratados no ano anterior. Os recursos se destinam a itens de infraestrutura de conectividade à Rednesp e sua aplicação é solicitada à FAPESP através da apresentação de “Plano Anual de Aplicação da Reserva Técnica para Conectividade à Rednesp”, que deverá ser aprovado pelo órgão colegiado da Instituição responsável pela área de Informática e Conectividade.

Reserva Técnica para Coordenação de Programa / Research Overhead - Program Coordination – Parcela de recursos concedida pela FAPESP, calculada com base nos processos aprovados no âmbito de cada programa passível deste tipo de Reserva Técnica e contratados no ano anterior. Os recursos se destinam a apoiar as atividades de coordenação de programas de pesquisa mantidos pela FAPESP e sua aplicação é solicitada à FAPESP através da apresentação de “Plano Anual de Aplicação da Reserva Técnica para Coordenação de Programa”, que deverá ter como solicitante o Pesquisador Responsável pela coordenação do respectivo programa.

Reserva Técnica para Infraestrutura Institucional de Pesquisa / Research Overhead - Institutional Research Infrastructure – Parcela de recursos concedida pela FAPESP à Instituição, calculada com base nos processos de Auxílios à Pesquisa passíveis de Reserva Técnica aprovados para a Instituição e contratados no ano anterior. Os recursos se destinam a apoiar a infraestrutura coletiva de pesquisa que beneficie projetos de pesquisa da Instituição. Os itens onde serão aplicados os recursos devem ser especificados e justificados num “Plano Anual de Aplicação da Reserva Técnica para Infraestrutura Institucional de Pesquisa”, apresentado à FAPESP pela Instituição. O plano deve traçar a estratégia da unidade quanto à infraestrutura de apoio às atividades de pesquisa.

São Paulo Excellence Chair Grant (SPEC) – Modalidade de Auxílio à Pesquisa solicitada por pesquisadores experientes com carreiras de destaque no exterior, com o objetivo de criar núcleos de excelência em pesquisa em Instituições no Estado de São Paulo, comprometendo-se a permanecer na Instituição Sede durante no mínimo doze semanas por ano.

Solicitação de Reconsideração / Reconsideration Request – Solicitação de nova análise de uma proposta denegada, enviada à FAPESP pelo pesquisador responsável pelo processo, com apresentação de justificativas e documentos que fundamentem o pedido.

Súmula Curricular / Curricular Summary – Documento com descrição de informações biográficas do Pesquisador Responsável e dos membros da equipe de pesquisa, que é utilizado para que a assessoria e as Coordenações de Área e Adjunta da Diretoria Científica da FAPESP conheçam a experiência profissional e acadêmica de cada pesquisador.

Supervisor / Supervisor – É o pesquisador responsável, perante a FAPESP, pela submissão da proposta de Bolsa de Pós-Doutorado e pela indicação de bolsista de pós-doutoramento, garantindo as condições para a realização do projeto de pesquisa proposto e pela supervisão das atividades do bolsista.

Termo de Outorga / Grant Term – A outorga é o ato ou efeito de outorgar, ou seja, de consentir, aprovar, dar, conceder, conferir. O Termo de Outorga é o documento que oficializa a concessão de recursos pela FAPESP ao(s) Outorgado(s), para o desenvolvimento do projeto de pesquisa previamente aprovado, e estabelece as condições e obrigações das partes nele qualificadas.

Treinamento Técnico (TT) / Technical Training (TT) – Modalidade de Bolsa destinada ao treinamento de técnicos de nível médio e superior para posterior ingresso no mercado de trabalho, valorizando a formação obtida nas escolas técnicas de nível médio e nas instituições de ensino superior, de modo a garantir apoio técnico aos projetos de pesquisa apoiados pela FAPESP.


Página atualizada em 23/09/2021 - Publicada em 06/06/2019