Notícias

FAPESP e NWO apoiarão pesquisas em envelhecimento saudável English version

FAPESP e NWO apoiarão pesquisas em envelhecimento saudável Projetos deverão reunir pesquisadores do Estado de São Paulo e da Holanda em torno de soluções inovadoras de alto impacto científico e social na área (foto: Pixabay)

A FAPESP e a Organização Holandesa para a Pesquisa Científica (NWO) anunciam o lançamento de nova chamada de propostas para seleção e financiamento de pesquisas colaborativas.

“Envelhecimento Saudável” é o tema da chamada, que tem por objetivo compreender as determinantes biológicas da heterogeneidade no processo de envelhecimento, desenvolver instrumentos para possibilitar a estratificação de grupos-alvo e assim permitir a elaboração de estratégias de prevenção personalizada e de tratamentos otimizados, bem como maximizar a capacidade funcional, a independência e a qualidade de vida dos idosos.

Propostas devem ser escritas em conjunto por pesquisadores associados a instituições de ensino superior ou de pesquisa no Estado de São Paulo e, na Holanda, por pesquisadores de universidades ou institutos de pesquisas holandeses elegíveis para financiamento pela NWO.

Espera-se que as atividades de pesquisa sejam conduzidas nos dois lados – inclusive com o intercâmbio de pesquisadores – e que os projetos e as contribuições intelectuais sejam equivalentes entre o Estado de São Paulo e a Holanda.

As propostas deverão ser de parcerias balanceadas, não especificamente em termos monetários, mas com compromisso e esforços em pesquisa equivalentes nos dois lados.

Pesquisadores elegíveis no Estado de São Paulo deverão seguir as normas das modalidades Auxílio à Pesquisa – Projetos Temáticos ou Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes

Antes de elaborar seus projetos, os pesquisadores deverão consultar a FAPESP quanto à elegibilidade para apoio nos termos das modalidades descritas acima. As consultas de elegibilidade serão recebidas até 1º de agosto de 2019. Apenas pesquisadores considerados elegíveis poderão submeter propostas.

A data-limite para submissão das propostas é 03 de setembro. A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/12893

 


Página atualizada em 05/06/2019 - Publicada em 05/06/2019