Notícias

FAPESP e Belmont Forum anunciam segunda chamada de propostas em 2019 English version

FAPESP e Belmont Forum anunciam segunda chamada de propostas em 2019 Serão apoiadas pesquisas com novas abordagens, estratégias e tecnologias para amenizar o risco de desastres (foto: skeeze/Pixabay)

A FAPESP e o Belmont Forum, grupo de agências de fomento à pesquisa sobre mudanças globais, anunciam uma nova chamada de propostas – o segundo lançamento em 2019 – no âmbito do acordo de cooperação mantido entre as instituições. 

Por meio da chamada, o Belmont Forum busca incentivar pesquisas que envolvam os diversos setores da sociedade, visando amenizar o risco de desastres – entendidos como eventos ambientais externos gerados por forças naturais ou antropogênicas – e aprimorar, de maneira ampla, a resiliência da sociedade a desastres. 

A chamada, intitulada “Disaster Risk, Reduction and Resilience”, é apoiada por seis agências de fomento participantes do Belmont Forum de seis países diferentes. A lista completa de participantes pode ser encontrada em http://bfgo.org/opportunity/index.jsp#dr32019

Serão apoiadas pesquisas colaborativas nos temas “Assessment and Reduction of Disaster Risk”, “Enhancing Disaster Resilience” e “Cyber-Enabled Effective Disaster Response”.

As submissões devem contar com pesquisadores de no mínimo três dos países participantes na chamada internacional. Pesquisadores do Estado de São Paulo devem atentar para orientações específicas, com base nas normas da FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular. Exceções estão especificadas no texto da chamada.

É necessário ainda ter experiência em projetos multidisciplinares internacionais e enviar à FAPESP consulta preliminar de elegibilidade até 20 de maio de 2019.

Pré-cadastros devem ser enviados diretamente ao Belmont Forum pelo pesquisador líder de cada projeto até esta mesma data, 20 de maio de 2019.

Após a fase de submissão das propostas completas, até o final do mês de junho de 2019, os pesquisadores do Estado de São Paulo serão contatados individualmente pela FAPESP para o envio da documentação necessária, por meio do SAGe.

As orientações aos proponentes do Estado de São Paulo estão disponíveis em www.fapesp.br/12745


Página atualizada em 12/04/2019 - Publicada em 12/04/2019