Notícias

FAPESP participa de chamada com o European Research Council English version

FAPESP participa de chamada com o European Research Council Chamada apoiará propostas de colaborações em diversas áreas do conhecimento por meio da modalidade Bolsa de Pesquisa no Exterior (foto: Jarmoluk/ Pixabay)

A FAPESP anuncia sua participação em chamada de propostas organizada em parceria com o European Research Council (ERC), em articulação com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). 

A oportunidade está aberta a pesquisadores com título de doutor ou qualificação equivalente, vinculados a instituições de ensino superior ou pesquisa do Estado de São Paulo, e tem como objetivo fortalecer a participação de pesquisadores do Estado de São Paulo em equipes de pesquisadores europeus com projetos financiados pelo ERC.

A chamada receberá propostas em diversas áreas do conhecimento. Os temas de pesquisa aceitos são: Biologia e Bioquímica estrutural e molecular; Genética, genômica, bioinformática e biologia sistêmica; Biologia celular e do desenvolvimento; Fisiologia, pato fisiologia e endocrinologia; Neurociências e desordens neurais; Imunidade e infecção; Ferramentas de diagnóstico, terapias e saúde pública; Biologia evolucionária, populacional e ambiental; Ciências aplicadas à vida e biotecnologia não-médica; Matemática; Constituição fundamental da matéria; Física de matéria condensada; Ciências da químico-física e química analítica; Química sintética e materiais; Ciência da Computação e informática; Engenharia de sistemas e de comunicações; Engenharia de produtos e processos; Ciências do universo; Ciência do sistema terrestre; Mercados, indivíduos e instituições; Instituições, valores, crenças e comportamento; Meio ambiente, espaço e população; A mente humana e sua complexidade; Culturas e produção cultural; Estudo do passado humano; Sinergia.

Na FAPESP, as propostas tramitarão segundo as normas e orientações da modalidade Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE).

Interessados devem preencher formulário presente no website do CONFAP para, então, terem acesso às informações sobre os projetos fomentados pelo ERC que participam dessa iniciativa. Os pesquisadores terão até 29 de maio para submeter uma manifestação de interesse ao pesquisador principal do projeto financiado pelo ERC ao qual deseja se integrar, definindo plano de trabalho e condições desta parceria.

Estabelecidos os termos da participação, pesquisadores deverão enviar suas propostas à FAPESP até 30 de junho (via Sistema SAGe) e ao CONFAP, por meio do seu portal.

Orientações específicas para proponentes do Estado de São Paulo estão disponíveis em www.fapesp.br/12711

A chamada de propostas está disponível em www.fapesp.br/12744

 

Página atualizada em 11/04/2019 - Publicada em 10/04/2019