Coordenações

Ricardo Hirata English version

Ricardo Hirata

Coordenação de Área - Geociências

Professor titular do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), diretor do Centro de Pesquisas de Água Subterrânea (Cepas-USP) e vice-presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas).

É formado em Geologia pela Universidade Estadual Paulista, Unesp (1983) e desenvolveu mestrado (1990) e doutorado (1994) na USP e pós-doutorado (1996) na Universidade de Waterloo (Canadá).

Foi consultor da Unesco, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e da International Atomic Energy Agency (IAEA), membro assessor em Águas Subterrâneas do Banco Mundial (GW-Mate) e professor visitante nas universidades de Calgary (Canadá) e de Costa Rica (Programa CARA Canadá-Costa Rica). Foi hidrogeólogo sênior do Instituto Geológico da Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo), hidrogeólogo residente do CEPIS-Organização Mundial da Saúde (Peru) e Hidrogeoquímico Chefe do Departamento de Águas e Energia Elétrica (São Paulo).

Desde 1984, tem atuado intensivamente com recursos hídricos, meio ambiente e águas subterrâneas no Brasil e em 26 países, assessorando governos, empresas e agências multilaterais e trabalhando com universidades e centros de pesquisas.

Foi nominado Cidadão Honorário de Sucre (Bolívia) e de Santo Domingo (República Dominicana) e Hidrogeólogo Distinguido da América Latina (ALSHUD). É pesquisador 1B do CNPq.

 

Página atualizada em 07/03/2019 - Publicada em 07/03/2019