Releases

FAPESP Week New York reúne cientistas para promover pesquisas colaborativas entre Brasil e Estados Unidos

São Paulo, 21 de novembro de 2018 – A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), The City University of New York (CUNY) e Wilson Center realizam entre os dias 26 e 28 de novembro a FAPESP Week New York. O simpósio tem o objetivo de divulgar resultados recentes de pesquisas e promover a colaboração entre cientistas do Brasil e Estados Unidos.

Entre os temas que serão discutidos na reunião científica estão metrópoles e problemas ambientais, neurociência, astronomia e astrofísica, desigualdade social e fake news e mídias sociais nas campanhas eleitorais.

Participarão do evento, que é aberto ao público, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto Presbiteriano Mackenzie, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto Butantan e CUNY, onde será realizado o simpósio.

A reunião científica contará também com apresentações dos presidentes do The Graduate Center – CUNY, Chase Robinson, e da FAPESP, Marco Antonio Zago, além dos professores Stephem Brier (CUNY), e Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

Esta será a 17ª edição do evento, realizado pela primeira vez em Washington DC em 2011. Desde então, foram promovidos mais seis simpósios nos Estados Unidos. Considerando estados e cidades, foram realizados eventos também em Washington DC em 2012, além de North Carolina (2013), Califórnia (2014 e 2015), Michigan e Ohio (2016), Nebraska e Texas (2017).

Nos Estados Unidos, a FAPESP mantém parcerias e acordos de cooperação com 45 instituições. No mundo, são mais de 240 parcerias com agências e órgãos financiadores de pesquisa, além de instituições de ensino superior e de pesquisa.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo é uma das principais agência de fomento do Brasil. Fundada em 1962, a missão da FAPESP é apoiar pesquisas científicas e tecnológicas no Estado de São Paulo. Esse suporte ocorre por meio de concessão de bolsas no Brasil e no exterior e apoio, em todas as áreas de conhecimento, a projetos para pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa do Estado de São Paulo.

A FAPESP também destina recursos para pesquisas voltadas à aplicação por meio de programas de inovação, em colaboração com empresas, e de programa de pesquisa em políticas públicas, em parceria com organizações públicas e do terceiro setor.

Com um orçamento anual correspondente a 1% do total da receita tributária do Estado de São Paulo, o desembolso da FAPESP em 2017 foi de R $ 1,058 bilhão (aproximadamente $PPP 523 milhões). 38% do desembolso foi destinado a pesquisas voltadas ao avanço do conhecimento; 5% para infraestrutura de pesquisa; e 57% para pesquisas aplicadas.

 

FAPESP Week New York

Local: CUNY Graduate Center – New York – 365 5th Ave – New York, NY 10016

Data : 26/11 a 28/11

Inscrições: eventos/weekny/registration

Programação completa : week2018/newyork/

 

Informações para a Imprensa:

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação

João Carlos Silva / jsilva@fapesp.br / 55 11 3838-4381

Heloisa Reinert / hreinert@fapesp.br / 55 11 3838-4151