Releases

Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação explora a biotecnologia na agricultura

São Paulo, 10 de outubro de 2018 – Graças às pesquisas científicas, o Brasil já registra taxas anuais de crescimento do uso de controle biológico de pragas na agricultura acima da média mundial. É um avanço em um país com forte cultura de uso de inseticidas. Na cana-de-açúcar, por exemplo, a estimativa é de que metade da área plantada no Estado de São Paulo já é controlada biologicamente.

Apesar desses avanços, ainda há desafios pela frente. Embora o Brasil seja um dos líderes da agricultura tropical, não há no país um modelo tropical de controle biológico. Isso terá de ser desenvolvido por meio de programas múlti e interdisciplinares. Há também barreiras a serem transpostas, como a cultura do uso de produtos químicos na agricultura.

A avaliação é do pesquisador José Roberto Postali Parra, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), que abordará a questão em uma das palestras do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, que acontece no próximo dia 22 na Assembleia Legislativa de São Paulo. 

O evento é resultado de uma parceria entre o ILP - Instituto do Legislativo Paulista e a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo para promover palestras sobre temas que apontam para questões-chaves do futuro da sociedade.

Sob o tema geral Biotecnologia na Agricultura, o evento contará também com a participação do pesquisador Paulo Arruda, do Instituto de Biologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que falará sobre “Genômica aplicada às mudanças climáticas – a biotecnologia avançada para impulsionar a produção de sementes”.

Participarão ainda dois pesquisadores apoiados pelo programa PIPE –Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas, da FAPESP. Marcelo Poletti (Promip) falará sobre ferramentas de biotecnologia para o manejo integrado de pragas. Já Debora Colombi (BPI – Biotecnologia, Pesquisa e Inovação) discorrerá sobre a importância do sequenciamento genético no setor agrícola.

Inscrições - As palestras do Ciclo ILP-FAPESP são abertas ao público e têm inscrições gratuitas. As vagas, porém, são limitadas.  Neste ano, o Ciclo, que acontece mensalmente, terá ainda um evento no mês de novembro sobre inteligência artificial (26/11).

 

CICLO ILP-FAPESP DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO

Evento “Biotecnologia na Agricultura”

Data: 22 de outubro de 2018

Local: Auditório Teotônio Vilela – Assembleia Legislativa de São Paulo

Horário: das 15h às 17h

Inscriçõeshttps://www.al.sp.gov.br/ilp/detalheAtividade.jsp?id=4665

(vagas limitadas)

 

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação

João Carlos da Silva / jsilva@fapesp.br / 11 3838 4381

Heloisa Reinert / hreinert@fapesp.br  / 11 3838 4151