Releases

Pesquisadores discutem avanços da ciência contra o câncer

São Paulo, 14 de setembro de 2018No biênio 2018-2019, o Brasil terá 600 mil novos casos de câncer por ano, segundo dados da publicação técnica “Estimativa 2018 – Incidência de Câncer no Brasil”, produzida pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde. Os números são crescentes, mas as estimativas também mostram que cerca de um terço de todos os casos poderia ser prevenido. Daí a busca, pela ciência, por métodos preventivos, por novos ativos terapêuticos e pelo bem-estar de pacientes.

A doença será o foco do evento “A Ciência Contra o Câncer”, no próximo dia 24, dentro do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, uma parceria entre o ILP - Instituto do Legislativo Paulista e a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. O objetivo do Ciclo é promover palestras sobre temas que apontam para questões-chaves do futuro da sociedade.

O evento, que acontece na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, será aberto pelo professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e presidente do Conselho Diretor do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Roger Chammas, que abordará o cenário da pesquisa sobre câncer no Estado de São Paulo.

O Ciclo contará ainda com a participação de Emmanuel Dias-Neto, coordenador do Laboratório de Genômica do A.C. Camargo Cancer Center. Ele abordará a influência dos hábitos alimentares e do estilo de vida no desenvolvimento de câncer gástrico. Esse tipo de câncer está entre os mais incidentes no país, de acordo com as estatísticas do INCA.

O vírus HPV, que tem prevalência estimada de 54,3% no Brasil, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, será tema de apresentação da professora Maria Ignez Saito, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Ela abordará a prevenção e imunização contra o vírus.

O Ciclo terá também participação da pesquisadora Daniela Baumann Cornélio, da Ziel Biosciences, startup apoiada pelo PIPE – programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas, da FAPESP. Ela abordará a criação de um método de autocoleta de amostras para exame do HPV e de outros biomarcadores de câncer de colo de útero

As duas apresentações ocorrem em um momento em que o país se mobiliza para vacinar mais de 20 milhões de adolescentes, meninas e meninos, contra o HPV. Trata-se da segunda dose da vacina, necessária para completar a imunização contra o vírus, responsável pelo desenvolvimento de vários tipos de cânceres em homens e mulheres.

Inscrições - As palestras do Ciclo ILP-FAPESP são abertas ao público e têm inscrições gratuitas. As vagas, porém, são limitadas.  Neste ano, o Ciclo, que acontece mensalmente, terá ainda apresentações sobre o controle biológico de pragas e genômica aplicada à agricultura (22/10) e inteligência artificial (26/11).

 

CICLO ILP-FAPESP DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO

Evento “A ciência contra o câncer”

Data: 24 de setembro de 2018

Local: Auditório Paulo Kobayashi – Assembleia Legislativa de São Paulo

Horário: das 15h às 17h

Inscriçõeshttps://www.al.sp.gov.br/ilp/detalheAtividade.jsp?id=4605

(vagas limitadas)

 

 

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação

João Carlos da Silva / jsilva@fapesp.br / 11 3838 4381


Página atualizada em 20/09/2018 - Publicada em 14/09/2018