Releases

Pesquisadores apresentam estudos sobre obesidade no Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação

São Paulo, 16 de agosto de 2018 - A obesidade é uma questão de saúde pública global e alarmante. Ela está associada ao surgimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, atinge adultos e crianças e aparece em todas as classes sociais. 

Nos últimos 30 anos, não há um único país no mundo que tenha conseguido adotar estratégias para reduzir o problema de forma consistente. No Brasil, 18,9% da população já são obesos, segundo dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) divulgados em junho pelo Ministério da Saúde.

Vivemos, então, uma epidemia de obesidade?  Quatro pesquisadores irão dar resposta a essa questão no Ciclo ILP-FAPESP de Inovação e Ciência, uma parceria entre o Instituto Legislativo de São Paulo (ILP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para promover eventos de divulgação científica voltados à sociedade, legisladores, gestores públicos e outros interessados.

O evento, no próximo dia 20, contará com a participação de pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Patrícia Constante Jaime, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, trará dados epidemiológicos, falará sobre o custo para a saúde pública dos tratamentos de obesidade e abordará o impacto do consumo de alimentos ultraprocessados na rotina alimentar da população.

Licio Augusto Velloso, professor da Unicamp e coordenador do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades, apoiado pela FAPESP, abordará, em seguida, estudo que associa mudanças no padrão alimentar, para uma dieta rica em gorduras saturadas, a alterações na região cerebral responsável por regular a fome.

A relação do indivíduo com a sociedade contemporânea, marcadamente por hábitos, estilo de vida e rotinas de trabalho, será o tema do pesquisador José Cipolla Neto, professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Ele falará sobre a privação de sono e sua relação com obesidade e diabetes, com base em estudos que coordenou. Uma das conclusões foi de que a melatonina tem papel fundamental na regulação do peso corpóreo.

A apresentação de Carla Barbosa Nonino englobará, por sua vez, as variáveis genéticas relacionadas a perda de peso, gasto energético e alteração na composição corporal em pacientes obesos submetidos à cirurgia bariátrica ou a dietas. A professora Carla coordena o Laboratório de Estudos em Nutrigenômica (LEN), vinculado à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

Neste ano, o Ciclo ILP-FAPESP contará ainda com mais três eventos. Os temas em discussão serão câncer (24/9), controle biológico de pragas e genômica aplicada à agricultura (22/10) e inteligência artificial (26/11).

 

Serviço:

CICLO ILP-FAPESP DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO

Evento “Vivemos uma epidemia de obesidade?”

Data: 20 de agosto de 2018

Local: Auditório Teotônio Vilela – Assembleia Legislativa de São Paulo

Horário: das 15h às 17h

Inscrições: https://www.al.sp.gov.br/ilp/detalheAtividade.jsp?id=4485

(vagas limitadas)

 

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação

João Carlos da Silva / jsilva@fapesp.br / 11 3838 4381