Convênios e acordos de cooperação

GMTO CORPORATION English version

A FAPESP integra, desde 5 de dezembro de 2014, um acordo com o Giant Magellan Telescope (GMTO) Corporation, corporação norte-americana sem fins lucrativos, do qual também fazem parte as seguintes instituições: Arizona Board of Regents (em nome da University of Arizona), Astronomy Australia Limited, Australian National University, Carnegie Institution of Washington, Harvard University, Korea Astronomy and Space Science Institute, Smithsonian Astrophysical Observatory, Texas A&M University, University of Chicago e University of Texas at Austin.

O documento revê aspectos de um acordo prévio, datado de 20 de março de 2009, para a admissão de novos parceiros, entre outras disposições.

Uma das missões da GMTO Corporation é administrar o planejamento, o projeto, a construção e a operação do Giant Magellan Telescope (GMT), no deserto do Atacama, no Chile.

Acordo dos fundadores - Assinado em 5 de dezembro de 2014.

Projetos de pesquisa selecionados em chamadas conjuntas com a FAPESP Total de projetos com o GMTO Corporation, incluindo iniciativas de pesquisadores


Página atualizada em 16/08/2019 - Publicada em 13/08/2018