Releases

Homenagem a Antonio Candido terá viola, painel sobre sua vida e lançamento de reedição do livro “Formação da Literatura Brasileira”

São Paulo, 8 de agosto de 2018 – Não há como falar no caipira sem que se remeta à obra do crítico literário, ensaísta, professor e sociólogo Antonio Candido, como já apontaram pesquisadores, críticos literários e tantos outros. Um dos defensores da afirmação, o professor da USP (Universidade de São Paulo) e violeiro Ivan Vilela, viverá essa lógica às avessas, colocando seu Concerto de Viola e o caipira para lembrar Antonio Candido, em um evento em sua homenagem no próximo dia 27.

Organizado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o evento contará também com um painel sobre a vida e obra de Antonio Candido e o lançamento de uma nova reedição do livro “Formação da Literatura Brasileira”, lançado por ele em 1959.

O painel, coordenado pelo jurista e professor Celso Lafer, terá a participação do ex-presidente e sociólogo Fernando Henrique Cardoso, do escritor e sociólogo José de Souza Martins e de Walnice Nogueira Galvão, professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP). Todos tiveram uma relação muito próxima com Antonio Candido, que completaria 100 anos no mês passado.

Os relatos que serão apresentados pelos participantes do painel vão destacar a trajetória de Antonio Candido. No caso da FAPESP, como aponta Celso Lafer, o destaque é a participação dele nas atividades iniciais da Fundação, ainda nos de 1960, e o apoio dele ao início do fomento às pesquisas nas áreas de ciência humanas.

Já a nova edição do livro “Formação da Literatura Brasileira”, referendado como um clássico, será apresentada pela editora Ana Luisa Escorel, uma das filhas de Antonio Candido. Resultado de um trabalho da editora Ouro Sobre Azul, a edição com 2.000 exemplares é apontada por Ana Luisa como a tiragem mais perfeita da obra. 

O texto foi atualizado pelas Normas Ortográficas da Língua Portuguesa e foram ajustadas e corrigidas imprecisões em nomes de autores e de obras. Esse último trabalho foi acompanhado por Antonio Candido, que pessoalmente orientou os ajustes em 95% do livro antes de falecer, em maio de 2017.

 O evento é aberto ao público, mas tem vagas limitadas.

Serviço:

Homenagem a Antonio Candido

Quando: 27 de agosto de 2018
Horário:
13h45-17h00

Local: FAPESP -
Rua Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - São Paulo - SP

Inscrições: eventos/literatura/inscricao

Mais informações:

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação

João Carlos da Silva / jsilva@fapesp.br / 11 3838 4381