Coordenações

Inez Staciarini Batista English version

Inez Staciarini Batista

Coordenação de Área - Geociências

Graduada em Física pela Universidade Federal de Goiás (1972), mestre (1975) e doutora (1985) em Ciência Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). É pesquisadora do INPE desde 1973, ocupando o cargo de Pesquisadora Titular desde outubro de 1991. No INPE já exerceu os cargos de Coordenadora Geral da área de Ciências Espaciais e Atmosféricas, Chefe da Divisão de Aeronomia e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Geofísica Espacial.

Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Boston, USA em 1987/1988. Atualmente é representante brasileira no COSPAR (Committee On Space Research), membro eleita dos Comitês Executivos do COSPAR e da IAGA (International Association of Geomagnetism and Aeronomy) e membro do Gold Medal Committee da IUGG (International Union of Geodesy and Geophysics). Foi presidente da Associação Latino Americana de Geofísica Espacial (ALAGE) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf) e da Associação Brasileira de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA). 

Foi membro de Comitês Assessores do CNPq para a área de Geociências. Em 2015 recebeu, da SBGf, o prêmio Nero Passos, por suas contribuições em Pesquisa e Educação em Geofísica. É pesquisadora 1A do CNPq. 

Realiza pesquisas em ionosfera com enfoque nos processos de acoplamento eletrodinâmico entre a ionosfera das regiões equatorial e de baixas latitudes, nas instabilidades do plasma e nos processos que levam à formação de bolhas de plasma que interferem na propagação de ondas eletromagnéticas que viajam no meio, bem como nos efeitos do clima espacial na ionosfera.

 


Página atualizada em 05/07/2018 - Publicada em 05/07/2018