Notícias

FAPESP concederá bolsas para estágio de pesquisa em universidades italianas English version

FAPESP concederá bolsas para estágio de pesquisa em universidades italianas Chamada está aberta a propostas para bolsas BEPE de Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado (foto: Università di Bologna)

A FAPESP anuncia uma nova chamada para apoio à realização de estágios de pesquisa em universidades italianas. A oportunidade está aberta a propostas de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE).

A chamada é lançada sob o memorando de entendimento assinado entre a FAPESP, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Universidade de Bologna, atuando como Secretária Técnica da Rede Italiana de Universidades. O objetivo é estimular a colaboração científica, tecnológica e de inovação entre Brasil e Itália, em todas as áreas do conhecimento.

A FAPESP apoiará exclusivamente estudantes ou pesquisadores formalmente associados a instituições de ensino superior ou de pesquisa, públicas ou privadas, sediadas no Estado de São Paulo e que sejam bolsistas da Fundação.

O estágio de pesquisa na Itália deverá fazer parte do projeto de pesquisa do bolsista FAPESP e o apoio não poderá ser solicitado independentemente. O candidato deve ter um colaborador associado a uma universidade italiana que atuará como supervisor. Dezenove instituições italianas são elegíveis para esta chamada.

As modalidades de bolsas disponíveis são: BEPE – Mestrado, BEPE – Doutorado, BEPE – Doutorado Direto e BEPE – Pós-Doutorado. A concessão da Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior implica a interrupção da Bolsa FAPESP do candidato no Estado de São Paulo, a ser retomada depois que o estudante ou pesquisador retornar da Itália.

O prazo final para submissão de propostas é 31 de julho de 2018.

As orientações aos proponentes do Estado de São Paulo estão disponíveis em www.fapesp.br/11763.

A chamada internacional está disponível em www.fapesp.br/en/11764.

 

 

Página atualizada em 21/05/2018 - Publicada em 21/05/2018