Notícias

FAPESP anuncia chamada para pesquisas em Biodiversidade na América Latina English version

FAPESP anuncia chamada para pesquisas em Biodiversidade na América Latina Oportunidade é oferecida no âmbito da colaboração com o conselho de pesquisa britânico NERC. Além da FAPESP, participam agências de financiamento da Argentina, Chile e Peru (foto: Eduardo Cesar / Pesquisa FAPESP)

A FAPESP anuncia uma chamada de propostas em colaboração com o Natural Environment Research Council (NERC), um dos conselhos de pesquisa britânicos, o Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet), da Argentina, a Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (Conicyt), do Chile, e o Consejo Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación Tecnológica (Concytec), do Peru.

A oportunidade integra o “Latin American Biodiversity Programme”, do NERC, e é apoiada, no Reino Unido, pelo Fundo Newton.

O objetivo do programa é contribuir com o entendimento regional do papel da biodiversidade e dos ecossistemas, bem como dos serviços ofertados por eles. Esta chamada é liderada pelo NERC e visa apoiar pesquisas multilaterais em quatro temas científicos:

  • Compreender a relação entre espécies e habitats;

  • Compreender o uso da biodiversidade como recurso para subsistência, estimulando uma economia de base sustentável;

  • Mudanças climáticas, biodiversidade e ecossistema;

  • Manter e restaurar o capital natural.

As submissões não estão restritas a pesquisadores aprovados na primeira fase do programa.

Cada proposta deverá ter um pesquisador responsável no Estado de São Paulo, um pesquisador responsável no Reino Unido e um pesquisador responsável em um dos outros países da América Latina participantes da chamada – Argentina, Chile ou Peru. 

Na FAPESP, os projetos tramitarão de acordo com as normas e orientações das modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular (www.fapesp.br/apr), Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático (www.fapesp.br/tematico) ou Jovem Pesquisador (www.fapesp.br/jp). Modificações e excepcionalidades estão descritas no texto da chamada.

A data limite para o envio de propostas é 26 de julho de 2017. Para os pesquisadores do Estado de São Paulo, as submissões devem incluir, obrigatoriamente, uma carta de elegibilidade, a ser solicitada previamente à FAPESP.

A chamada de propostas está disponível (em inglês) em www.fapesp.br/en/11690.

Orientações específicas para proponentes do Estado de São Paulo estão publicadas em www.fapesp.br/11689.

 


Página atualizada em 21/05/2018 - Publicada em 21/05/2018