Notícias

FAPESP e CNPq recebem propostas para o Pronex

FAPESP e CNPq recebem propostas para o Pronex Serão selecionados projetos em qualquer área do conhecimento por meio do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência. FAPESP recebe solicitações em fluxo contínuo, durante todo o ano (foto: FAPESP)

A FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebem propostas para financiamento por meio do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex).

Serão selecionadas propostas em temas relacionados às mais diversas áreas do conhecimento, em consonância com os objetivos do Pronex, que visa contribuir para consolidar o processo de desenvolvimento científico-tecnológico brasileiro.

As solicitações serão recebidas pela FAPESP em fluxo contínuo, durante todo o ano.

O total de recursos oferecido para atender às propostas selecionadas na chamada é de R$ 16 milhões, sendo 50% oferecidos pela FAPESP e 50% pelo CNPq. A chamada está vinculada ao convênio FAPESP-MCTIC/CNPq-Pronex 2013.

Podem participar da chamada pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas e privadas sem fins lucrativos, no Estado de São Paulo.

As propostas devem ser apresentadas na modalidade Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático. Os projetos terão duração de 48 meses, prorrogáveis no máximo até 60 meses.

Além das condições especificadas para Projetos Temáticos FAPESP, as propostas devem ter equipes com no mínimo três bolsistas de produtividade categoria 1 do CNPq (PQ ou DT), ou pesquisadores com perfil equivalente, incluindo o proponente e pesquisadores principais, necessariamente vinculados a pelo menos duas instituições distintas e inscritos em apenas uma proposta.

As propostas serão selecionadas enquanto houver recursos disponíveis. As propostas devem ser submetidas por via eletrônica utilizando o Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP, no endereço: www.fapesp.br/sage.

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/10992.
 


Página atualizada em 18/04/2018 - Publicada em 18/04/2018