Releases

Vencedor do Prêmio Leibniz, cientista aborda sexo, toque e cócegas em conferência sobre neurobiologia cortical

 

São Paulo, 18 de abril de 2018 – Ganhador do mais prestigiado prêmio científico da Alemanha, o Prêmio Gottfried Wilhelm Leibniz, o neurocientista Michael Brecht é fascinado pelo comportamento animal. Os experimentos feitos por ele já levaram a descobertas que, por exemplo, refutaram a popular hipótese de que o comportamento é desencadeado primeiro pela atividade de diversos neurônios.  

Ele também desenvolveu uma técnica inovadora, chamada “in vivo whole-cell”, para estudar a atividade neural em animais em livre movimentação.  Foi por meio dessa técnica que Brecht demonstrou que até mesmo a estimulação de uma única célula nervosa basta para promover sensações e desencadear comportamentos motores. Esse universo de pesquisas será apresentado por ele na conferência “Sexo, Toque e Cócegas – A neurobiologia cortical do contato físico”. 

Será a quinta edição da DFG Leibniz Lecture, resultado de uma parceria da DFG (Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa) com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O objetivo da conferência, promovida pelo Escritório da DFG para a América Latina, é estimular o diálogo entre os vencedores do Prêmio Leibniz e a comunidade científica em vários países.   

A conferência (em inglês, sem tradução simultânea), que acontece no próximo dia 24 em São Paulo, é aberta ao público. O mesmo evento será realizado no Rio de Janeiro, no dia 26, em parceria da DFG com o Instituto D’OR de Pesquisa e Ensino. 

O tema da conferência de Brecht está diretamente ligado às pesquisas que ele conduz para investigar a reação cortical aos toques naturais espontâneos, trocados por congêneres em relações sociais.  

Os estudos que ele fez a partir da interação de ratos também já revelaram que sentir cócegas pode depender de fatores como humor e temperamento. Além disso, ele descobriu que a região do córtex ativada durante as cócegas é a mesma que é ativada quando se brinca. Surgiu daí o atual interesse do pesquisador nos fundamentos neurais no ato de brincar e das brincadeiras.  

“A descoberta da similaridade das reações às cócegas e ao ato de brincar é muito interessante. Ela me fez pensar que as cócegas são uma artimanha do cérebro para fazer animais, e humanos, respectivamente, interagirem e brincarem”, disse o neurocientista sobre a pesquisa. 

Brecht, professor na Universidade Humboldt e no Bernstein Center for Computational Neuroscience, ambos em Berlim, recebeu o Prêmio Leibniz em 2012, em reconhecimento à pesquisa original e ao trabalho pioneiro em neurobiologia que desenvolve.

 

Sexo, Toque e Cócegas – A neurobiologia cortical do contato físico

Quando: 24 de abril, às 14h30

Onde: Auditório FAPESP, Rua Pio XI, 1.500, Alto da Lapa, São Paulo

Inscrições: eventos/leibniz2018  

 

No Rio de Janeiro:

Quando: 26 de abril, às 18h

Onde: Instituto I’Dor, rua Diniz Cordeiro, 30, Botafogo

Inscrições: https://tms.aloom.de/dfg-leibniz-lecture/

 

Mais informações: 

Escritório da DFG para a América Latina

Carolina Santa Rosa / carolina.santarosa@dfg.de / 11 5189 8328

Sobre a DFG: http://www.dfg.de/pt/

 

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação

João Carlos da Silva / jsilva@fapesp.br / 11 3838 4381

Fernando Cunha / cunha@fapesp.br / 11 3838 4151