Coordenações

Nilva Kazue Sakomura English version

Nilva Kazue Sakomura

Coordenação de área Agronomia e Veterinária (AVII)

Zootecnista pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (FCAV/Unesp), em Jaboticabal (1979), mestrado em produção animal pela mesma instituição (1982), doutorado em nutrição animal pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais (1989), livre docente pela FCAV/Unesp (1996). Realizou pós-doutorado no Centro de Excelência em Poultry Science, Fayettiville, Arkansas, Estados Unidos (2001-2002) e um estágio de curta duração (2010) na University of Kwazulu-Natal, UKZN, Pietermaritzburg, África do Sul.

É professora titular da Departamento de Zootecnia da FCAV/Unesp desde 2005 e pesquisadora do CNPq desde 1993, atualmente nível 1A. Possui experiência na área de zootecnia, com ênfase em nutrição de monogástricos, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: avaliação de alimentos e aditivos e modelagem das exigências nutricionais, principalmente em avicultura.

Tem desenvolvido pesquisas para estabelecer exigências de energia e aminoácidos para aves baseado no potencial genético de crescimento e produção e eficiência de utilização dos nutrientes. Considerando os resultados dessas pesquisas, tem desenvolvido modelos para estimar as exigências nutricionais e simular o crescimento e produção de ovos.

Atua como orientadora junto ao curso de Pós-graduação em Zootecnia da FCAV/Unesp desde 1991 e atualmente participa do conselho do referido curso. Coordena o Grupo de Nutrição e Modelagem em Monogástrico GNUTRIM na FCAV/Unesp, cadastrado junto ao CNPq.

 

 


Página atualizada em 08/04/2019 - Publicada em 12/03/2018