Notícias

FAPESP anuncia lista tríplice para Conselho Superior

FAPESP anuncia lista tríplice para Conselho Superior Vanderlan Bolzani, Helena Bonciani Nader e Ronaldo Aloise Pilli são eleitos pelas instituições de ensino superior e de pesquisa (da esq. para a dir., Aldemir Loris, auditor da eleição, Martins, Goldemberg e Krieger / foto: Felipe Maeda)

Vanderlan Bolzani, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Helena Bonciani Nader, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Ronaldo Aloise Pilli, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), compõem a lista tríplice para a escolha do novo membro do Conselho Superior da FAPESP. Os três foram indicados em eleição pelas instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo, para complementação do mandato do Conselheiro Julio Cezar Durigan (até 17/08/2022), vago em razão de seu falecimento.

Vanderlan Bolzani teve 507 votos; Helena Nader, 478 votos; e Ronaldo Pilli, 216 votos. Foram recebidos 989 votos válidos, 1 em branco e 2 nulos, com participação de 92,2% do colégio eleitoral.

As instituições de ensino superior e de pesquisa, oficiais ou particulares, em funcionamento no Estado de São Paulo inscreveram 14 candidatos.

A eleição foi realizada no período de 11 a 15 de dezembro de 2017, pela internet, encerrando-se às 17 horas do último dia. Encerrada a votação, imediatamente foi feita a apuração do seu resultado pela Comissão Eleitoral, na sede da FAPESP.

Integraram a comissão os conselheiros Eduardo Moacyr Krieger (presidente), José de Souza Martins e Marilza Vieira Cunha Rudge. O presidente da FAPESP, José Goldemberg, também participou do encerramento da eleição.

A lista será encaminhada ao governador do Estado, Geraldo Alckmin, para a escolha do novo conselheiro, nos termos do art. 7º, § 3º, da Lei Estadual nº 5.918, de 18/10/1960, combinado com o art. 9º, alínea “c”, dos Estatutos da FAPESP, aprovados pelo Decreto nº 40.132, de 23/05/1962.

Professora titular do Instituto de Química da Unesp e membro da Academia Paulista de Ciência e da Academia Brasileira de Ciências, Vanderlan Bolzani é farmacêutica graduada pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Paraíba, mestre em Química Orgânica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP) e doutora em Ciências, também pelo IQ-USP, em 1982.

Chefiou o Departamento de Química da Unesp por dois mandatos consecutivos. Foi membro do Conselho Universitário e do Conselho de Pós-Graduação da Unesp e assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade. Ocupou os cargos de vice-presidente e presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Em 2009 foi eleita fellow da Royal Society of Chemistry (UK).

É membro da coordenação do programa BIOTA-FAPESP/BIOprospecTA.

Helena Nader é professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É membro titular da Academia de Ciências de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências, fellow da World Academy of Science (TWAS), classe Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e professora honoris causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre outros.

Ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), possui título de bacharel em Ciências Biológicas, modalidade médica, pela Unifesp, licenciatura em Biologia pela USP, doutorado em Biologia Molecular pela Unifesp e pós-doutorado na University of Southern California.

Ronaldo Pilli é professor titular do Instituto de Química da Unicamp. Ocupou o cargo de secretário da divisão de Química Orgânica da Sociedade Brasileira de Química. Foi chefe do Departamento de Química Orgânica, diretor do Instituto de Química e Pró-reitor de Pesquisa da Unicamp.

Foi coordenador da implantação do programa Química em Ação da Unicamp, Ciência&Arte nas Férias e Olimpíada Brasileira de Química. Atualmente é coordenador das atividades de difusão científica do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP.

 


Página atualizada em 15/12/2017 - Publicada em 15/12/2017