Notícias

FAPESP anuncia chamada com ERANet-LAC

FAPESP anuncia chamada com ERANet-LAC Fundação e rede de agências de financiamento à pesquisa na União Europeia, América Latina e Caribe apoiarão projetos em biodiversidade, bioeconomia, energia, saúde e tecnologia (foto: FAPESP)

No âmbito do consórcio ERANet-LAC, fundado pela Comissão Europeia com o intuito de fortalecer a cooperação birregional em ciência, tecnologia e inovação, foi constituído o EU-CELAC Interest Group (EU-CELAC IG), reunindo 30 agências de fomento à pesquisa na União Europeia, América Latina e Caribe.

Os integrantes do EU-CELAC IG lançaram, em 20 de novembro, uma chamada de propostas destinada a apoiar projetos de pesquisa em biodiversidade, bioeconomia, energia, saúde e tecnologia, e a criar uma rede de colaborações de longo prazo e com caráter inovador, sustentável e multilateral.

Com o objetivo de estimular a cooperação científica entre pesquisadores do Estado de São Paulo e da União Europeia, América Latina e Caribe, a FAPESP convida pesquisadores vinculados a instituições paulistas de ensino superior ou pesquisa a participar da chamada ERANet-LAC.

Para candidatar-se a essa oportunidade de co-financiamento, é necessário seguir as diretrizes do consórcio e as instruções anunciadas pela FAPESP. As submissões deverão seguir as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular, com exceções especificadas na chamada de propostas.

Pesquisadores do Estado de São Paulo devem consultar a Fundação a respeito de sua elegibilidade antes de iniciar a elaboração do projeto conjunto. Cada proposta deverá ter um pesquisador responsável no Estado de São Paulo e envolver, no mínimo, quatro países entre aqueles que participam da chamada.

O prazo final para submissão de propostas é 8 de março de 2018.

A chamada completa está disponível em www.fapesp.br/11452.

 


Página atualizada em 15/12/2017 - Publicada em 15/12/2017