Releases

Pesquisadores discutem cenário, impactos e subsídios científicos para ações contra os efeitos das mudanças climáticas globais

São Paulo, 7 de dezembro de 2017 - O cenário, os impactos e as bases científicas necessárias para subsidiar medidas e estratégias de adaptação às mudanças climáticas, devido aos riscos à população e à agricultura, por exemplo, serão apresentados por pesquisadores na próxima segunda-feira durante evento que acontece na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. 

O tema será discutido durante o Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, que contará com apresentações dos pesquisadores Gilberto Câmara Neto (Inpe), José Marengo (Cemaden) e Eduardo Assad (Embrapa). Juntos, eles apresentarão os resultados dos principais estudos e pesquisas científicas sobre mudanças climáticas, como as que tratam da emissão de gases do efeito estufa (GEE) e aquecimento global. Além disso, serão abordadas as ações que os órgãos públicos terão de adotar para redução de riscos e minimização dos impactos. 

A necessidade dessas ações é respaldada por estudos como os que serão apresentados por José Marengo, coordenador geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, e especialista em extremos climáticos, mudanças climáticas e redução de riscos naturais. 

Ele abordará o risco a que cidades litorâneas do país estão expostas com o aumento do nível do mar, a mudança na frequência e intensidade de tempestades e aumento de precipitação e temperatura dos oceanos. O estudo aponta que cada um desses fatores impõe riscos à população. O aumento da frequência e intensidade de eventos extremos de chuva aumenta, por exemplo, o risco de deslizamentos de terra, enchentes e enxurradas, entre outros impactos. 

Já Eduardo Delgado Assad, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, explorará os efeitos das mudanças climáticas na produção agrícola. Um dos estudos que ele apresentará tratará dos registros de aumento das temperaturas no país e suas consequências para as mais variadas culturas, como café, laranja e feijão.  

As apresentações de Marengo e Assad serão precedidas pela palestra de Gilberto Câmara Neto, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que abordará as causas das mudanças climáticas, os cenários de aquecimento global previstos em pesquisas científicas e os desdobramentos a partir dos estudos realizados, incluindo questões como o Acordo de Paris e os compromissos assumidos pelo Brasil de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 43%, em relação aos níveis de 2005, em 2030. 

A escolha do tema do Ciclo tem relação direta com o propósito da parceria firmada entre o Instituto do Legislativo Paulista, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e a FAPESP para a realização de eventos de divulgação científica dirigidos à sociedade, legisladores, gestores públicos e outros interessados pelos assuntos abordados. 

O objetivo é dar conhecimento sobre estudos de relevante impacto social e econômico realizados por pesquisadores do Estado de São Paulo que podem dar origem a políticas públicas que beneficiam toda a sociedade. Neste ano, o Ciclo já discutiu o empreendedorismo inovador e os avanços da ciência para conter doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue e Zika. A parceria continuará em 2018 com novos temas.  

No caso das mudanças climáticas, parte dos estudos que será apresentado tem apoio do Programa FAPESP de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais, que desde 2008 já investiu mais de R$ 130 milhões em projetos de pesquisas sobre o tema. O valor também inclui recursos destinados para a compra de um supercomputador, usado para modelagem climática e oceânica, e um navio para pesquisas oceanográficas (Alpha Crucis).

 

Sobre o ILP – Instituto do Legislativo Paulista

O ILP, criado pela resolução nº 821/2001 da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, tem por missão "produzir, agregar e disseminar conhecimento, contribuindo para o aperfeiçoamento do Poder Legislativo e da democracia no Estado de São Paulo". Constitui, assim, um importante espaço de formação, produção de conhecimento multidisciplinar e troca de experiências entre a sociedade e o Poder Legislativo paulista, tendo como eixos estratégicos: ensino, espaço de capacitação e disseminação de conhecimento; pesquisa, oferecimento de subsídios de cunho técnico-científico para orientar a ação do Poder Público no Estado; cultura e educação para a cidadania, fornecimento à população do Estado de informação e instrumentos para o exercício consciente da cidadania; e comunicação institucional, divulgação de ações e programas do ILP, que buscam estabelecer uma interlocução entre o conhecimento produzido pela sociedade e o resultado obtido através do debate político.

 

Sobre a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Fundada em 1962, a FAPESP é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Com autonomia garantida por lei, a FAPESP está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Com orçamento anual correspondente a 1% do total da receita tributária do Estado, a FAPESP apoia a pesquisa e financia a investigação, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida em São Paulo. Esse apoio se dá por meio por meio de Bolsas e Auxílios a Pesquisa em todas as áreas do conhecimento: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciência Humanas, Linguística, Letras e Artes. As Bolsas se destinam a estudantes de graduação e pós-graduação; e os Auxílios, a pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo ou a pequenas empresas inovadoras. As Bolsas e Auxílios são concedidos por meio de três linhas de financiamento: Linha Regular, Programas Especiais e Programas de Pesquisa para Inovação Tecnológica.

 

CICLO ILP-FAPESP DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO

Evento “Os Impactos das Mudanças Climáticas Globais”

Data: 11 de dezembro de 2017

Local: Auditório Teotônio Vilela – Assembleia Legislativa de São Paulo

Horário: das 15h às 17h

Inscrições pelo site: https://fapesp.br/11420

 

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação

João Carlos da Silva / jsilva@fapesp.br / 11 3838 4381

Fernando Cunha / cunha@fapesp.br / 11 3838 4151