Notícias

FAPESP anuncia novas normas para submissão de Projetos Temáticos

FAPESP anuncia novas normas para submissão de Projetos Temáticos A partir de 31/10, todo Temático submetido à FAPESP deverá incluir, como anexo, um Plano de Gestão de Dados (foto: FAPESP)

PLANO DE GESTÃO DE DADOS

A partir de 31 de outubro de 2017, todo Projeto Temático submetido à FAPESP deverá incluir, como anexo, um Plano de Gestão de Dados. Este Plano é um texto de no máximo duas páginas, descrevendo os dados que o projeto irá produzir, como pretende disponibilizá-los e preservá-los.

A experiência mundial vem mostrando que, ao incluir a gestão de dados como parte integrante do planejamento de um projeto, os resultados se tornam mais visíveis, inclusive atraindo novas parcerias.

Há várias outras vantagens neste planejamento. Além de racionalizar recursos, facilita a reprodutibilidade da pesquisa e a promoção de novas pesquisas, graças à possibilidade de reúso e compartilhamento dos dados. Por todos esses motivos, cada vez mais a gestão adequada de dados vem sendo considerada parte essencial das boas práticas de pesquisa.

Trata-se de mais uma iniciativa da FAPESP para incentivar práticas que garantam o maior benefício possível para o avanço científico e tecnológico.

A página www.fapesp.br/gestaodedados especifica as diretrizes gerais para a redação de um Plano, e fornece material adicional para auxiliar os pesquisadores a prepararem seus planos.

FUNÇÃO DE PESQUISADOR RESPONSÁVEL E PRINCIPAL

Para cada um dos Pesquisadores Principais sugeridos, inclusive para o Pesquisador Responsável, será necessário descrever sucintamente suas responsabilidades no projeto, explicitando os desafios científicos e tecnológicos que se propõe superar para atingir os objetivos, conforme consta na página https://fapesp.br/176#docs14.


Página atualizada em 27/09/2017 - Publicada em 27/09/2017