Notícias

FAPESP e Governo de São Paulo apoiarão soluções inovadoras

FAPESP e Governo de São Paulo apoiarão soluções inovadoras Projetos que permitam o desenvolvimento de inovação para questões de relevância pública serão apoiados pelos programas PIPE e Pitch Gov SP

A FAPESP e a Secretaria de Governo do Estado de São Paulo anunciam uma chamada para apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica voltadas ao desenvolvimento de soluções inovadoras para questões de relevância pública.

A chamada integra o Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e o Pitch Gov SP, uma iniciativa para encontrar soluções inovadoras para desafios de relevância pública em diferentes áreas. Podem apresentar propostas pesquisadores vinculados a empresas de pequeno porte (com até 250 empregados) com unidade de pesquisa e desenvolvimento no Estado de São Paulo.

As propostas de financiamento devem conter projetos de pesquisa que podem ser desenvolvidos em duas etapas:

  • Fase 1: demonstração da viabilidade tecnológica e comercial de um produto, processo ou serviço inovador, com duração máxima de 9 meses e recursos de até R$ 200 mil.

  • Fase 2: execução da pesquisa propriamente dita visando o produto, processo ou serviço inovador, com duração máxima de 24 meses e recursos de até R$ 1 milhão (quando os proponentes já tiverem realizado atividades tecnológicas que demonstrem a viabilidade do projeto podem submeter propostas diretamente à Fase 2).

O apoio será, por meio da concessão de recursos orçamentários da FAPESP e dos ambientes de testes disponibilizados por meio do Pitch Gov SP.

A duração máxima dos projetos selecionados será de até 24 meses. Propostas serão recebidas até 4 de dezembro de 2017 por meio do Serviço de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP. Haverá uma reunião aberta a interessados para esclarecimentos sobre como submeter propostas ao PIPE no dia 30 de outubro, na sede da FAPESP.

A chamada está publicada em: www.fapesp.br/11243.


Página atualizada em 15/09/2017 - Publicada em 14/09/2017