English version

Pesquisas voltadas à melhoria de sistemas de saúde serão apoiadas

Pesquisas voltadas à melhoria de sistemas de saúde serão apoiadas

FAPESP, Confap e MRC lançam chamada com o objetivo de aprimorar políticas para comunidades vulneráveis (foto: MRC)

A FAPESP anuncia uma chamada de propostas de pesquisa em parceria com o Medical Research Council (MRC), do Reino Unido, e com as Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais (FAPs), articulada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A participação do Reino Unido ocorre no âmbito do programa Newton Fund.

O objetivo da chamada é apoiar projetos conjuntos entre pesquisadores do Brasil e do Reino Unido, voltados à melhoria das políticas de sistemas de saúde em comunidades vulneráveis no Brasil. 

Todas as propostas devem ter um pesquisador responsável no lado brasileiro e um pesquisador responsável no lado britânico. O apoio será concedido por até três anos, a partir de abril de 2018.

O valor do financiamento variará de acordo com a necessidade de cada projeto de pesquisa. O MRC financiará as equipes do Reino Unido e as respectivas FAPs financiarão as equipes do Brasil, de acordo com as regras estipuladas por cada fundação estadual. 

Para a FAPESP, as submissões deverão seguir as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa – Programa em Políticas Públicas, incluindo aquelas relacionadas à elegibilidade. O orçamento total solicitado não poderá ser superior a R$ 150.000,00 por ano. 

Os pesquisadores do Estado de São Paulo devem consultar a FAPESP sobre sua elegibilidade até 17 de agosto de 2017.

O limite para a submissão de propostas é dia 26 de setembro de 2017.

A chamada de propostas está disponível (em inglês) em: www.fapesp.br/en/11088

As orientações específicas para proponentes do Estado de São Paulo estão disponíveis em www.fapesp.br/11089.