Releases

Sistemas de inovação, empreendedorismo e geografia da inovação são temas de evento internacional na FAPESP

São Paulo, 5 de julho de 2017 – O empreendedorismo intensivo aliado ao conhecimento, suas ligações com a atividade de pesquisa acadêmica, e as peculiaridades de regiões específicas do mundo em relação à inovação estão no foco das apresentações e debates durante uma mesa redonda e no simpósio internacional Empreendedorismo e a Geografia da Inovação, nos dias 6 e 7 de julho, na sede FAPESP. O evento é organizado pela FAPESP, no âmbito de seu programa São Paulo Excellence Chairs – Innovations Systems, Strategies and Policy (SPEC – InSySPo).

Participam do encontro pesquisadores e representantes da comunidade acadêmica, empresas, organizações internacionais de fomento, associações multissetoriais para a inovação e gestores de sistemas de inovação.

A mesa redonda que abre a programação irá abordar os “Eixos do Sistema de Inovação: Universidade e Empresa”, com introdução de Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, e Nicholas Vonortas, do Columbian College of Arts and Sciences (GW), em Washington DC (Estados Unidos). Robert Tijssen, do Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia da Universidade de Leiden (Holanda), e Franco Malerba, da Universidade Bocconi (Itália) farão conferências sobre os temas centrais do evento.

A programação do simpósio inclui palestras sobre o quadro político para ecossistemas inovadores; ecossistemas locais e regionais para as empresas que inovam com base no conhecimento; programas do tipo Small Business Innovation Research (SBIR) – para apoio a pequenas empresas inovadoras, nos Estados Unidos; geografia da inovação; perspectivas para inovação na indústria, universidades e empresas; e um painel sobre políticas públicas formuladas com base na inovação.

Participam pesquisadores brasileiros ligados às universidades Estadual de Campinas (Unicamp) e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e estrangeiros que atuam nas universidades de Lund (Suécia), Utrecht (Holanda), Arizona State e George Washington (Estados Unidos), Nacional de Seul (Coreia do Sul), Autónoma Metropolitana (México), Politécnica de Valência (Espanha), Nacional de Pesquisa (Rússia).

O simpósio também contará com apresentações de representante da Embraer e Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), além de duas instituições de pesquisa e fomento sediadas em Viena (Áustria): Joanneum Research – voltada à inovação e transferência de tecnologia para os setores público e privado; e Vienna Science and Technology Fund (WWTF), organização sem fins lucrativos para apoio à Ciência e Tecnologia.

International Symposium Entrepreneurship and the Geography of Innovation

Datas: 6 e 7 de julho de 2017, das 8h30 às 17h

Local: Auditório da FAPESP, rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa

Inscrições gratuitas: www.fapesp.br/eventos/rtsi/registration

Programação: https://fapesp.br/11060

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação