Releases

FAPESP e Finep anunciam projetos de pesquisa para inovação em empresas

São Paulo, 17 de abril de 2017 - A FAPESP e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) irão anunciar em 18 de abril 42 projetos de pesquisa selecionados em quatro editais do Programa PIPE-PAPPE para o desenvolvimento industrial e comercial de produtos e processos tecnológicos. As propostas selecionadas incluem tecnologias para cidades inteligentes, combate ao Vírus Zika e ao mosquito Aedes aegypti, anel acelerador Sirius e aplicações espaciais.

Na mesma data será feito o anúncio de 45 projetos de pesquisa selecionados no 3º Ciclo de Análise de 2016 do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). Trata-se do maior número de projetos aprovados em uma única chamada do PIPE.

A cerimônia de anúncio conjunto é promovida pela FAPESP e pela Finep, na sede da Fundação, com a presença do presidente da FAPESP, José Goldemberg, e do presidente da Finep, Marcos Cintra, além do diretor-presidente do Conselho Técnico Administrativo da Fundação (CTA) e do diretor científico, respectivamente, Carlos Américo Pacheco e Carlos Henrique de Brito Cruz.

Entre os projetos PIPE anunciados há pesquisa inovadoras como uma metodologia para a produção de vidros bioativos particulados de alta pureza e em escala industrial; o desenvolvimento de impressões 3D para metais; e o uso de celulose recoberta por nanopartículas de óxido de zinco para controle de infecções hospitalares, apenas para citar três exemplos.

Todas as empresas apoiadas pelo PIPE têm até 250 empregados. Essa modalidade de apoio não exige contrapartidas e nem que a empresa esteja constituída na data da apresentação do projeto, desde que sua formalização ocorra antes da celebração do termo de outorga.

O Programa, que realiza quatro chamadas por ano, tampouco exige que os proponentes tenham titulação formal de graduação ou pós-graduação, se comprovarem ter conhecimento e competência técnica nas áreas relacionadas ao projeto.

No Programa PIPE-PAPPE, parceria entre a FAPESP e a Finep, as empresas já devem estar na fase de desenvolvimento do projeto em escala industrial e comercial. As chamadas cujos resultados estão sendo anunciados em 18 de abril desafiaram empresas a buscar soluções para problemas específicos, todos de alto retorno econômico e social.

Os projetos foram selecionados em quatro chamadas de propostas para o desenvolvimento de tecnologias e produtos para aplicações em Cidades Inteligentes – Cidades Sustentáveis (2016); combate ao vírus Zika e ao mosquito Aedes aegypti (2016); desenvolvimento do novo anel acelerador Sirius, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em 2015; e desenvolvimento de tecnologias e produtos para aplicações espaciais (2015/2016).

Nestas Chamadas, foram selecionados, por exemplo, projetos para desenvolvimento de um nanorepelente natural de longa duração para prevenção da Zika, dengue e chikungunya, e de trem para o monitoramento de túnel que abriga o feixe de elétrons no acelerador Sirius.

Os projetos selecionados no PIPE-PAPPE serão apoiados por meio da concessão de recursos de subvenção econômica à pesquisa para inovação, não reembolsáveis, do MCTIC, Finep e de recursos orçamentários da FAPESP. Além da FAPESP, o Programa mantém parcerias com todas as Fundações de Amparo à Pesquisa estaduais no país.

Cerimônia de Anúncio dos 42 Projetos de Pesquisa Selecionados nas Chamadas PIPE–PAPPE e de 45 Projetos selecionados no 3º Ciclo do PIPE, em 2016

Data e horário: 18 de abril de 2017, das 10h às 12h

Local: Auditório da FAPESP, rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa, São Paulo

Inscrições: www.fapesp.br/eventos/pipepappe2017/inscricoes

Vagas limitadas

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação


Página atualizada em 23/08/2023 - Publicada em 17/04/2017