English version

FAPESP e Statoil financiarão centro de pesquisa

FAPESP e Statoil financiarão centro de pesquisa

Instituições anunciam chamada de propostas para Centro de Pesquisa em Engenharia – Gerenciamento de Reservatórios e de Produção de Petróleo e Gás (foto: Statoil)

A FAPESP e a Statoil Brasil Óleo e Gás, subsidiária da estatal norueguesa, lançam chamada de proposta voltada à constituição, em parceria com universidades e institutos de pesquisas no Estado de São Paulo, de um Centro de Pesquisa em Engenharia – Gerenciamento de Reservatórios e de Produção de Petróleo e Gás (ERC-RPM).

Resultado do acordo de cooperação entre a FAPESP e a Statoil, firmado em 2016, o Centro terá como objetivo buscar soluções inovadoras para otimizar a produção e a eficiência de poços de petróleo, recuperar reservatórios e melhorar o gerenciamento da água retirada, junto com o petróleo, nas atividades de perfuração e extração.

As propostas deverão abranger projetos em três linhas de pesquisa: otimização de produção, recuperação avançada de óleo e gerenciamento de água (water handling).

Os projetos devem seguir as normas do Programa FAPESP de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), cujo objetivo é financiar projetos de pesquisa desenvolvidos em colaboração entre universidades ou institutos de pesquisa no estado de São Paulo e empresas.

A proposta selecionada contará com até R$ 5 milhões anuais, divididos entre a FAPESP e a Statoil, para desenvolver pesquisas de nível internacional e de grande impacto econômico, social e ambiental.

O Centro selecionado será financiado inicialmente por um período de três anos, que poderá ser renovado por decisão do comitê gestor FAPESP-Statoil no fim do terceiro, do quinto e do sétimo anos. Não se espera que o financiamento da FAPESP e da Statoil seja o único recebido pelo Centro.

A expectativa é que o ERC-RPM estabeleça parceria com agências governamentais e não governamentais responsáveis pela formulação de políticas públicas e que os resultados das pesquisas – traduzidos em produtos e serviços – induzam a criação de startups a serem apoiadas pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP.

Instruções para submissão de propostas estarão disponíveis a partir de 1º de junho de 2017. O envio de propostas poderá ser feito até 28 de julho. Em junho, a FAPESP e a Statoil realizarão um workshop para esclarecer dúvidas da comunidade acadêmica sobre as demandas tecnológicas da chamada.

Todas as propostas serão analisadas internacionalmente e, portanto, deverão ser em inglês.

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/10891.

Mais informações: chamada_statoil@fapesp.br