FAPESP-M-ERA.NET 2017 – Ciência de Materiais e Engenharia


Uma colaboração entre o consórcio M-ERA.NET  

e

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)   



Chamada FAPESP – M-ERA.NET 2017 publicada em https://m-era.net/joint-calls/joint-call-2017
 

Contato:

FAPESP
Glenda Mezarobba – Gerente de Área Científica para Colaborações em Pesquisa
E-mail: chamada_meranet@fapesp.br 
 

Informação relevante para proponentes

Pesquisadores do Estado de São Paulo interessados em submeter propostas devem, obrigatoriamente, consultar a FAPESP a respeito da sua elegibilidade, nos termos indicados no item 4 da própria Chamada, antes de iniciar a elaboração do projeto conjunto. 



1 Introdução

M-ERA.NET é uma rede financiada pela União Europeia, criada para apoiar e incrementar a coordenação dos programas europeus de fomento à pesquisa em Ciências e Engenharia de Materiais. O objetivo do consórcio M-ERA.NET é financiar projetos transnacionais de alto risco em P & D abordando temas como Ciência de Materiais e Engenharia, incluindo micro e nano tecnologias, processos e tecnologias de produção. Os objetivos específicos da Chamada M-ERA.NET 2017 (https://m-era.net/joint-calls/joint-call-2017) são aumentar a sinergia, o apoio à cadeia de inovação, a cooperação internacional, a interdisciplinaridade e os benefícios socioambientais.

Para fomentar a colaboração científica entre pesquisadores de São Paulo, Brasil, e seus parceiros do M-ERA.NET, a FAPESP anuncia publicamente que irá receber, no âmbito da Chamada M-ERA.NET 2017, propostas de interessados, vinculados a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa e a Empresas do Estado de São Paulo.

Os pesquisadores interessados deverão seguir as orientações da própria Chamada M-ERA.Net 2017 (disponíveis em https://m-era.net/joint-calls/joint-call-2017/2017-guideforproposers.pdf) e também as orientações descritas a seguir.


2 Áreas do conhecimento cobertas nesta Chamada

A Chamada FAPESP/M-ERA.NET receberá propostas nos 6 (seis) tópicos indicados no Item 3.1 (Objectives and Topics) da Chamada M-ERA.NET (disponíveis em https://m-era.net/joint-calls/joint-call-2017/2017-guideforproposers.pdf


3 Modalidades de Fomento
 
 

Na FAPESP, as submissões de propostas deverão seguir as normas e orientações, inclusive as relacionadas à elegibilidade, das modalidades Auxílio à Pesquisa-Regular (www.fapesp.br/137#4775) ou Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas – PIPE Fase II (www.fapesp.br/pipe). Exceções às normas estão indicadas no item 5.2 desta Chamada. 


4 Elegibilidade para submissão de Propostas

4.1 Consulta de elegibilidade 

Pesquisadores do Estado de São Paulo interessados em submeter propostas nesta Chamada devem, obrigatoriamente, consultar a FAPESP a respeito da sua elegibilidade, antes de iniciar a elaboração do projeto conjunto. A resposta será dada em, no máximo, 20 dias. Pesquisadores Responsáveis considerados aptos a submeter propostas receberão uma Carta de Elegibilidade.

A referida carta deverá ser anexada, pelos proponentes considerados elegíveis, quando da submissão da proposta completa no SAGe, como explicado no Anexo I.

Considerando que 13/06/2017 é o prazo final para submissão de pré-proposta ao Consórcio M-ERA.NET, as consultas de elegibilidade recebidas pela FAPESP após 23/05/2017 poderão não ser respondidas em tempo hábil.

Apenas pesquisadores considerados elegíveis poderão submeter propostas nesta Chamada.  

a. As consultas de elegibilidade devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail: chamada_meranet@fapesp.br, contendo as seguintes informações:

a.1. Súmula Curricular do Pesquisador do Estado de São Paulo em inglês (conforme modelo disponível em www.fapesp.br/en/6351); 

a.2. Nome dos pesquisadores parceiros no exterior e suas respectivas instituições de vínculo; 

a.3. Título e acrônimo da proposta a ser submetida; 

a.4. Orçamento a ser solicitado à FAPESP e para cada uma das agências participantes; 

a.5. Modalidade de financiamento pretendida (Auxílio à Pesquisa Regular ou PIPE – fase II) e tempo estimado de dedicação ao projeto pelo Pesquisador do Estado de SP (horas/semana).

 

5 Procedimentos para preparação e submissão de Propostas


5.1 Instruções sobre a preparação das propostas de pesquisa

a. Cada proposta deverá ter um Pesquisador Responsável no Estado de São Paulo e, de acordo com as diretrizes da Chamada M-ERA.NET, envolver no mínimo três pesquisadores de pelo menos dois países diferentes, também participantes da Chamada M-ERA.NET 2017. O “consórcio de pesquisadores” pode incluir pesquisadores de países/regiões que não participam da Chamada M-ERA.NET 2017, desde que não coordenem propostas, estejam aptos a custear as próprias despesas de pesquisa e não solicitem recursos. 

b. O projeto de pesquisa é parte integrante da proposta e deverá ser elaborado em conjunto pelos proponentes do Estado de São Paulo e do exterior;

c. Os proponentes deverão seguir o cronograma da Chamada M-ERA.NET (disponível em https://m-era.net/joint-calls/joint-call-2017/2017-guideforproposers.pdf); 

d. Na FAPESP, a pré-proposta deve ser submetida até 13/06/2017 e elaborada de acordo com o formato descrito a seguir (item e); 

e. A pré-proposta ou, neste caso, “case for support”, deve conter até 22 páginas (tabelas incluídas), ser equivalente ao item 2 do Pre-Proposal form do M-ERA.NET Call 2017 (https://m-era.net/joint-calls/joint-call-2017), apresentado ao M-ERA.NET pelo pesquisador coordenador da proposta (Coordinator), e conter: 

i. Descrição do Projeto;

ii. Objetivos do projeto e resultados esperados;

iii. Relevância dos objetivos para o tópico da Chamada ao qual o projeto está relacionado;

iv. Concepção e abordagem;

v. Ambição (estado da arte, progresso, originalidade e/ou inovação do approach proposto);

vi. Contribuição e impacto dos resultados em nível europeu ou internacional, em relação ao tópico da Chamada ao qual o projeto está relacionado;

vii. Execução (work plan);

viii. Descrição do Consórcio, informando o papel e a qualificação de cada Pesquisador Responsável participante do projeto;

ix. Benefícios da cooperação transnacional para o Consórcio e para cada Pesquisador Responsável;

x. Sumário de orçamento, informando o valor total do projeto e os valores solicitados por cada Pesquisador Responsável às suas respectivas agências de financiamento1

5.2 Exceções à norma FAPESP para Auxílio à Pesquisa – Regular (APR) e PIPE-fase II Em adição às normas da FAPESP para Auxílio à Pesquisa – Regular, excepcionalmente para esta Chamada de Propostas

a. A duração dos projetos, em ambas as modalidades, poderá ser de, no mínimo, 24 meses e, no máximo, 36 meses; 

b. O orçamento total solicitado à FAPESP, incluindo os itens de Reserva Técnica (Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto, Benefícios Complementares e Reserva Técnica de Importação- se houver - www.fapesp.br/137#4776) e eventuais bolsas, não poderá ser superior a €90.000,00 por proposta com 36 meses de duração. Para propostas com duração inferior a 36 meses, o valor máximo será proporcionalmente menor.

Propostas submetidas na modalidade PIPE – fase II devem seguir as normas deste Programa (www.fapesp.br/pipe/sobre/) quanto aos itens financiáveis e atender ao disposto no item 5.2, letra b (acima) para limites e proporção do orçamento.

5.3 Submissão

a. As propostas devem ser submetidas unicamente por via eletrônica utilizando o Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP disponível no endereço www.fapesp.br/sage, conforme descrito no Anexo I a esta Chamada de Propostas. Propostas apresentadas por quaisquer outros meios não serão aceitas;

b. Nenhuma proposta será aceita após a data limite para a submissão (13/06/2017), nem qualquer adendo ou explicação a não ser aqueles explicitamente e formalmente solicitados pela FAPESP ou pela secretaria da Chamada M-ERA.NET 2017; 

c. As propostas em não conformidade com os termos da presente orientação não serão qualificadas para análise;

d. Apenas propostas aprovadas pela FAPESP e na Chamada M-ERA.NET serão financiadas;e. A decisão final sobre os projetos aprovados que receberão financiamento é tomada em conjunto pelos representantes das agências participantes da Chamada M-ERA.NET em “

Final Funding Decision” seguindo a lista de classificação do Consórcio M-ERA.NET. A metodologia de análise e seleção não contempla solicitações de reconsideração as quais, portanto, não serão aceitas.


6 Propriedade Intelectual

Em caso de aprovação, um Termo de Compromisso (“Letter of Agreement”) deverá ser firmado entre cada uma das Instituições de vínculo dos pesquisadores participantes do projeto e a Instituição de vínculo do Pesquisador do Estado de São Paulo, no qual se especificará como os direitos de propriedade intelectual, de confidencialidade e de publicações serão tratados em conjunto, respeitando as políticas de propriedade intelectual de cada agência financiadora e instituições sede. Espera-se que os custos relativos à gestão de propriedade intelectual sejam acordados entre as instituições de pesquisa, antes do início da mesma. A apresentação desse documento (“Letter of Agreement”) é obrigatória e deverá ocorrer antes da assinatura do Termo de Outorga, nos casos de financiamento pela FAPESP. Desde o início, cabe ao Pesquisador Responsável pela proposta submetida à FAPESP alertar os demais pesquisadores membros do projeto sobre a necessidade desse documento.


7 Mais informações

7.1 Todas as questões relacionadas à presente Chamada de Propostas devem ser enviadas para:

FAPESP: Glenda Mezarobba – Gerente de Área Científica para Colaborações em Pesquisa
E-mail: chamada_meranet@fapesp.br

7.2 Informações relativas à parceria estão disponíveis em: 

http://www.fapesp.br/9321

https://m-era.net/

 




Anexo I – INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS PARA O USO DO SAGe

1. É necessário que o Pesquisador Responsável pela proposta seja cadastrado no sistema SAGe.

(i) Pesquisadores que não possuem cadastro no SAGe devem realiza-lo acessando o endereço www.fapesp.br/sage ,. Para tanto, clicar em “Sem cadastro?” e preencher os dados solicitados. Atenção: não basta apenas cadastrar-se como usuário, é necessário completar os dados cadastrais;

(ii) Pesquisadores do Estado de São Paulo, já cadastrados, devem realizar o login no SAGe com identificação e senha usuais.

2. Na página inicial, selecionar, dentre as opções do menu “Acesso Rápido – Atividades do Pesquisador”, o link “ Nova Proposta Inicial”;

3. Na seção “Chamadas Vigentes”, selecionar e clicar no link desta chamada de propostas (M-ERA .NET – Projeto de Pesquisa Regular ou PIPE-fase II – Chamada de Propostas (2017);

4. Na página seguinte, o sistema disponibilizará o menu “ Incluir Proposta” para confirmação da chamada selecionada;

5. Clicar no botão “Incluir” para iniciar a elaboração da proposta;

6. A partir daí, incluir os dados solicitados em todas as abas, inclusive a lista de documentos a serem anexados;

7. Atenção para a obrigatoriedade de preenchimento de todos itens marcados com “ * ” e de submeter a proposta ao final do preenchimento. Proposta salva não significa proposta submetida. Ao submeter corretamente uma proposta será gerado um número de processo.

8. Em caso de dúvidas, acessar o linkManuais”, disponível na página inicial do SAGe. EmManuais”, buscar esclarecimentos na listaManuais de Apoio aos Pesquisadores”.

IMPORTANTE: Recomenda-se fortemente verificar eventuais pendências da proposta utilizando a opção "Validar" do SAGE. Ao selecioná-la, o sistema apresentará as pendências impeditivas para submissão da proposta, considerando os itens já inseridos. Isso pode ser feito repetidas vezes, à medida em que a proposta for sendo construída, permitindo que sejam tomadas as providências necessárias à submissão efetiva da proposta. Em caso de dúvida sobre a utilização do SAGE, além dos “Manuais”, a FAPESP também disponibiliza atendimento pelo Setor de Informações (11 3838-4000).