Releases

Fórum reúne representantes de fundações de apoio à pesquisa de 25 Estados em SP

São Paulo, 6 de março de 2017 – Nos dias 9 e 10 de março, representantes das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de 25 Estados e do Distrito Federal estarão reunidos na sede da FAPESP, em São Paulo, para a primeira edição em 2017 do Fórum CONFAP, evento organizado pelo Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

O fórum será uma oportunidade de gestores e pesquisadores de diferentes instituições de fomento debaterem o financiamento à pesquisa no Brasil e as possibilidades de cooperação internacional.

Na abertura do fórum estarão presentes Sergio Gargioni, presidente do Confap e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), e Mario Neto Borges, ex-presidente do Confap e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais e atual presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Autoridades e representantes de instituições estaduais e federais também deverão participar.

Após a abertura do evento, o diretor presidente da FAPESP Carlos Américo Pacheco vai apresentar a palestra CTI no Mundo e a atuação da FAPESP como fomentadora da pesquisa em São Paulo, aberta ao público.

As demais atividades serão reservadas apenas aos representantes das FAPs e demais instituições convidadas. Na parte da tarde, Sergio Luiz Gargioni, presidente do Confap, e Maria Zaira Turchi, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), vão conduzir a mesa redonda Fomento à Pesquisa no Brasil, com a participação de representantes das agências de fomento federais e internacionais, além da discussão sobre o planejamento para 2017.

O Fórum acontece um dia após o seminário privado Infoday – Informação e Diálogo com a Comissão Europeia, que reunirá os representantes das FAPs com autoridades da Europa na área de Ciência, Tecnologia e Inovação para discutir o financiamento conjunto de pesquisas entre instituições brasileiras e europeias.

Alguns participantes do Infoday estarão presentes também na abertura do Fórum CONFAP, como João Gomes Cravinho, embaixador da União Europeia no Brasil, Alejandro Zurita, chefe da Seção de C&T&I da delegação da União Europeia no Brasil, Luciana da Silva Santos, da direção geral de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia, e Laura Maragna, do Setor de C&T&I da delegação da União Europeia no Brasil. Também participarão Charlotte Grawitz, representante nacional da EURAXESS Brazil, e Ana Rossetto, representando a Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI).

No dia 10 de março, também em caráter privado, será realizada a eleição da nova diretoria do Confap para os próximos dois anos, até fevereiro de 2019. Como parte do Fórum, os participantes farão ainda uma visita ao Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC), incubadora de empresas tecnológicas instalada no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), na Cidade Universitária da USP, a fim de conhecer algumas das pesquisas realizadas por empresas com o apoio FAPESP.

Para participar da abertura do Fórum Confap é preciso inscrever-se no endereço www.fapesp.br/eventos/aberturaconfap2017/inscricoes

Cerimônia de Abertura do Fórum Confap

Data e horário: 9 de março, das 9h30 às 12h

Local: FAPESP - Rua Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - São Paulo

Inscrições para o evento: www.fapesp.br/eventos/aberturaconfap2017/inscricoes

Mais informações: (11) 3838-4394

_____________________________________________________________________

Informações para a Imprensa:

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação