Notícias

FAPESP apoia participação no FameLab

FAPESP apoia participação no FameLab Chamada de propostas selecionará bolsistas para competição internacional de comunicação científica. Inscrições vão até 8 de março (foto: FameLab)

A FAPESP anuncia a abertura de uma chamada de propostas para apoiar a participação de estudantes brasileiros na competição internacional FameLab de comunicação científica.

A chamada é lançada em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Britânico.

O concurso FameLab foi lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e está presente em 32 países. Consiste na realização de uma apresentação oral sobre um tópico de ciência e/ou tecnologia, com a duração máxima de 3 minutos, sem recurso de PowerPoint ou outro dispositivo eletrônico de apresentação, e com uso limitado de materiais de apoio portáteis.

O FameLab tem como objetivos principais: promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos do dia a dia da sociedade; e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação, em especial a habilidade oral.

Poderão se inscrever na chamada bolsistas de Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado, das agências participantes, com bolsa vigente até o dia 30 de junho de 2017 ou data posterior, nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas e Engenharias e que sejam fluentes em português e inglês.

As candidaturas devem ser apresentadas até 8 de março de 2017 por meio de um vídeo de inscrição e preencimento de cadastro eletrônico disponível em www.famelab.com.br.

Serão selecionados 20 candidatos para participar da semifinal nacional, em 25 de abril, em Brasília, Rio de Janeiro ou São Paulo. Dez participantes seguirão para a próxima fase, Masterclass, que ocorrerá nos dois dias seguintes. Finalmente, no dia 28 de abril, será escolhido, dentre os dez finalistas, o vencedor nacional que representará o Brasil na final internacional.

Os selecionados para as etapas presenciais terão suas despesas de participação nas etapas presenciais nacionais (passagens aéreas e diárias) custeadas pelo CNPq, pela FAPESP e pelas FAPs participantes.

A chamada está publicada em: www.fapesp.br/10769.


Página atualizada em 16/01/2018 - Publicada em 08/02/2017