Notícias

FAPESP anuncia chamada de propostas com Belmont Forum English version

FAPESP anuncia chamada de propostas com Belmont Forum Serão financiados projetos de pesquisa colaborativa em temas ligados à sustentabilidade urbana (foto: Roger McLassus/Wikimedia)

A FAPESP anuncia uma nova chamada de propostas conjunta com o Belmont Forum, grupo de instituições de fomento à pesquisa sobre mudanças globais.

A chamada “Sustainable Urbanisation Global Initiative” visa reunir grupos integrados de pesquisadores das ciências naturais, engenheiros, cientistas sociais, empresas e tomadores de decisão urbanos para o desenvolvimento de projetos que exijam inovação e pesquisa colaborativa, internacional, interdisciplinar e transdisciplinar.

A chamada é apoiada por agências ligadas ao Belmont Forum em diversos países e por agências que integram o Joint Programming Initiative (JPI) Urban Europe.

Propostas podem endereçar os setores de alimentos, água e energia em abordagens integradoras nos temas: “Robust Knowledge, Indicators and Assessments”; “Multi-level Governance and Management of the Food-Water-Energy Nexus”; e “ Managing Potential Strategies and Solutions to address emerging Risk and Tradeoffs at the intersection of Sustainable Urbanisation and the FWE Nexus ”.

As propostas devem seguir as condições da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular.

Proponentes no Estado de São Paulo devem ser pesquisadores estabelecidos com formação em Ciências Humanas e Sociais e registro confirmado de trabalhos em projetos interdisciplinares tais como Projetos Temáticos da FAPESP na área da proposta apresentada.

A chamada financiará projetos de pesquisa colaborativos de grupos multinacionais por até 36 meses, com início em meados de 2018, que serão selecionados em duas etapas (de pré-propostas e, para os escolhidos nesta etapa, de propostas completas).

O prazo para envio das pré-propostas é 15 de março de 2017.

Orientações para a chamada “Sustainable Urbanisation Global Initiative” estão disponíveis em: www.fapesp.br/en/10682

Mais informações sobre a oportunidade estão disponíveis em: :


Página atualizada em 20/12/2016 - Publicada em 20/12/2016