Releases

Pesquisas em parceria com Finlândia serão tema de evento na FAPESP

São Paulo, 24/11/2016 – Nos dias 28 e 29 de novembro, a FAPESP reunirá em sua sede, em São Paulo, pesquisadores brasileiros e finlandeses durante o “Finding solutions for urban resilience to nature’s challenges”, workshop em que serão apresentados e discutidos temas de pesquisas em diferentes campos do conhecimento relacionados às adaptações urbanas às mudanças climáticas.

Realizado em parceria com a Agência Finlandesa de Financiamento à Inovação (Tekes), o evento é uma oportunidade para pesquisadores de áreas consideradas estratégicas debaterem a contribuição das pesquisas na busca por soluções em diferentes aspectos, como a capacidade das cidades em enfrentar os desafios da natureza e da interferência humana no meio-ambiente.

O workshop também tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de novas parcerias entre pesquisadores em São Paulo e na Finlândia, além de promover os resultados de pesquisas apoiadas pela FAPESP em temas como resiliência urbana, recursos hídricos, energia, meteorologia e mudanças climáticas.

O escopo do workshop prevê que as experiências obtidas nas esferas da pesquisa, de governo e da indústria sejam apresentadas e debatidas, a fim de que diferentes perspectivas possam ser consideradas sobre a questão da resiliência às mudanças climáticas. Para isso, nos dois dias de evento, as palestras estarão divididas em dois painéis, com representantes de cada uma dessas instâncias.

No primeiro dia serão apresentados trabalhos que possam ajudar a mapear as mudanças ocorridas em diferentes áreas, com foco na realidade brasileira, abordando temas como resiliência urbana, resiliência relacionada à água na região de São Paulo, desafios de fornecimento de energia e resiliência em cidades brasileiras, demografia e desafios urbanos, poluição do ar e cidades inteligentes.

No segundo dia o foco das apresentações será voltado às novas necessidades de pesquisa e desenvolvimento e à busca de soluções inovadoras. Serão abordados temas como monitoramento de precipitações para melhorar a resiliência a inundações, deslizamentos de terra e secas, previsão da qualidade do ar urbano, resiliência na agricultura, resiliência às catástrofes naturais e como os INDCs – que são as contribuições pretendidas estabelecidas em nível nacional – poderão ajudar a melhorar a resiliência em áreas urbanas no Brasil.

A abertura do evento será feita por Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, e Ari-Matti Harri, do Instituto Meteorológico da Finlândia e coordenador do Projeto Cityzer, apoiado pela Tekes e que desenvolve serviços e produtos digitais de apoio aos processos de tomada de decisão relacionados com meteorologia e qualidade do ar nas cidades.

No evento serão destacadas as contribuições das pesquisas realizadas na Finlândia e no Brasil, sua complementaridade, bem como a possibilidade de fomento conjunto, a exemplo do acordo de cooperação com a Academy of Finland (AKA), mantido pela FAPESP desde 2012 e voltado a reforçar a colaboração no campo da pesquisa científica, com o desenvolvimento de projetos e atividades conjuntas, incluindo mobilidade de pesquisadores, organização de seminários, workshops e simpósios.

Na esfera desse acordo, que busca promover a interação entre grupos de pesquisa em ambos os países, a partir da identificação de temas de interesse comum, já foram feitas duas chamadas de propostas de pesquisas, em 2013 e 2014, com oito projetos em parceria aprovados, atualmente em andamento.

Além das pesquisas conjuntas com instituições finlandesas em andamento, a expectativa é que pesquisas voltadas para a inovação também possam ser apoiadas.

Para participar do evento é necessário fazer inscrição eletrônica, no endereço www.fapesp.br/eventos/brafinnishws/registration. A programação do workshop está disponível em www.fapesp.br/10574

Finding solutions for urban resilience to nature’s challenges

Datas e horários: 28 de novembro, das 9h às 17h / 29 de novembro, das 9h às 16h

Local: FAPESP - Rua Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - São Paulo

Inscrições: www.fapesp.br/eventos/brafinnishws/registration

Mais informações: (11) 3838-4216

Informações para a Imprensa:

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação


Página atualizada em 23/08/2023 - Publicada em 24/11/2016