CONVÊNIO FAPESP-COFECUB (França)

ACORDO ENTRE A FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESP E O COMITÊ FRANCÊS DE AVALIAÇÃO DA COOPERAÇÃO UNIVERSITÁRIA COM O BRASIL - COFECUB

SOBRE O PROGRAMA CONJUNTO DE CONCESSÃO DE BOLSAS PARA PESQUISA DE JOVENS PESQUISADORES RECÉM DOUTORADOS FRANCESES EM UNIVERSIDADES DO ESTADO DE SÃO PAULO

I. Objetivo do programa FAPESP-COFECUB

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil - COFECUB, no intuito de incentivar o intercâmbio acadêmico e científico entre o Brasil e a França e de aprofundar a sua cooperação, decidem criar um programa conjunto de bolsas para jovens doutores franceses, cujas metas, destinatários e modalidades são detalhadas a seguir.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo oferece a jovens pesquisadores franceses com doutorado e altamente qualificados uma bolsa para participar de um projeto de pesquisa em universidade ou instituto depesquisa no Estado de São Paulo. A atividade de pesquisa a ser desenvolvida pelo bolsista deve se inserir em um dos projetos apoiados dentro do programa de Projetos Temáticos* da FAPESP.

II. Requisitos para os candidatos a Inscrição no Programa

Podem se candidatar à bolsa de pós-doutoramento os portadores do título de doutor obtido recentemente, com destacado desempenho científico ou tecnológico. Serão, priorizados candidatos cuja conclusão do doutoramento tenha ocorrido até cinco anos antes da data do pleito.

Os interessados poderão obter junto ao COFECUB informações sobre os projetos temáticos da FAPESP cujos coordenadores têm interesse em receber joven doutores franceses. A partir dessas informações, poderão entrar em contato direto com os coordenadores dos projetos temáticos para que as duas partes possam verificar o interesse mútuo.

A solicitação de bolsa deverá ser encaminhada simultaneamente pelo coordenador do projeto temático à FAPESP e pelo candidato ao COFECUB.

A documentação a ser apresentada à FAPESP e ao COFECUB inclui uma carta-convite do coordenador brasileiro de um projeto temático apoiado pela FAPESP ao interessado e cartas de recomendação de dois professores de universidades francesas referindo-se à qualificação pessoal e científica do candidato, enfocando especificamente a adequação do candidato ao projeto almejado (veja documentação).

São exigidos muito bons conhecimentos de inglês. E desejável também bons conhecimentos de português, apesar de não ser um critério de pré-requisito para a concessão da bolsa. Em qualquer caso, a disposição para aprender o idioma poderá ser fator importante para uma melhor integração do bolsista junto ao grupo anfitrião e para sua qualidade de vida no decorrer de sua estada.

III. Vigência da bolsa

As bolsas são concedidas pela FAPESP por um período de um ano, sendo possível a prorrogação anual por, no máximo, mais três anos. A vigência da bolsa não poderá exceder, em hipótese alguma, a vigência do projeto. Os relatórios científicos são semestrais e a prorrogação da bolsa está condicionada à análise do desempenho do bolsista por parte da assessoria da FAPESP.

IV. Documentação

A solicitação será encaminhada simultaneamente à FAPESP, pelo coordenador do projeto temático e ao COFECUB, pelo candidato. A documentação comum a ser apresentada em inglês consta de:

1. carta-convite do coordenador brasileiro do projeto de pesquisa.
2. curriculum vitae do candidato.
3. comprovante de conclusão da graduação e do doutorado.
4. lista de publicações.
5. resumo da tese de doutoramento e, se for o caso, de outras publicações.
6. descrição das atividades de pesquisa a serem desenvolvidas pelo bolsista no contexto do projeto temático.
7. cartas de apresentação de dois professores de universidades francesas.

Além dessa documentação, o coordenador do projeto temático deverá encaminhar à FAPESP o formulário próprio para bolsa de pós-doutoramento no país devidamente preenchido.

V. Benefícios

Concedidos pela FAPESP

Bolsa no valor equivalente a R$ 2.570,00 (dois mil quinhentos e setenta reais) mensais isentos de imposto de renda.

Concedidos pelo COFECUB: Passagem de ida e volta da cidade de origem à cidade onde se localiza a instituição brasileira.

No caso de o bolsista efetuar suas pesquisas com apoio a um projeto aprovado dentro dos acordos USP/COFECUB ou CAPES/COPECUB, poderá receber benefícios ligados a essa situação: indemnidades relativas a missões, aquisição de materiais e livros, etc.

A bolsa e os complementos têm isenção do Imposto de Renda.

*O Projeto Temático é financiado por períodos de até quatro anos e distingue-se do auxílio usual pela abrangência da proposta, experiência do(s) pesquisador(es) e coerência temática das diversas investigações propostas.

VI. Processo de inscrição e seleção

O COFECUB se encarrega de divulgar a relação de coordenadores dos projetos temáticos interessados em receber bolsistas de pós doutoramento francês, fornecidas pela FAPFSP. O candidato encaminha sua documentação simultaneamente ao coordenador brasileiro do projeto e ao COFECUB.

O coordenador do projeto temático encaminha a solicitação de bolsa de pós-doutoramento à FAPESP.

A solicitação será examinado pela FAPESP e pelo COFECUB. A decisão pela concessão da bolsa é competência de uma comissão científica de seleção nomeada pela FAPESP. O COFECUB assume os custos da passagem e dos benefícios complementares. As solicitações de prorrogação devem ser encaminhados à FAPESP, que delibera sobre os mesmos em consonância como COFECUB. As solicitações são aceitas e analisados em fluxo contínuo. O parecer sobre a solicitação é emitido dentro de três meses.